Política | Da Redação/Com Dourados Agora | 27/03/2013 12h04

Alterado projeto de lei que regula competições de MMA no Estado

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - O deputado estadual Junior Mochi apresentou nesta terça-feira (26) uma emenda substitutiva integral para o projeto de lei 127/2012, do parlamentar Diogo Tita, que tem como objetivo regular a realização de eventos de Artes Marciais Mistas (MMA) no Mato Grosso do Sul.

De acordo com a assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa, a nova proposta determina que ligas locais ou entidades responsáveis fiscalizem os combates desde sua promoção, até exames de saúde, contratos dos atletas, regras da luta, doping, arbitragem, seguro, atendimento médico e outras especificações.

Segundo o texto, os promotores de quaisquer eventos de MMA ou similares deverão obedecer a lei em questão, assim como as normas gerais sobre desporto (Lei federal 9.615, de 24 março de 1998) e o estatuto da Confederação Brasileira de Artes Marciais Mistas (CBMMA), além de terem uma autorização da instituição responsável pela modalidade no Estado.

Marcos Souza, faixa-preta de Jiu-Jitsu, professor de educação física e instrutor da academia de artes marciais Fitness Combat, em Dourados, afirma que as medidas trazem benefícios ao esporte. “Sem dúvida é uma excelente iniciativa, pois vai deixar o MMA mais organizado e com maior credibilidade, além de oferecer segurança para os lutadores. Temos bons eventos no Estado, porém, alguns ainda deixam a desejar em certos aspectos”, explicou Marcão, como é mais conhecido.

Ele afirma que além dos combates, também é necessário fiscalizações nas academias. “É preciso conhecer o caminho que o atleta percorreu até chegar ao ringue. Muitos frequentam academias irregulares que não possuem profissionais devidamente capacitados. São centros de treinamento que não estão filiados à nenhuma federação e não fornecem a estrutura necessária. Esta questão se torna importante, pois é a saúde dos praticantes que está em jogo”, relatou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS