Personalidade | Da Redação | 11/09/2020 07h38

Sul-mato-grossense é convocado para seleção brasileira de maratonas aquáticas

Compartilhe:

O sul-mato-grossense Guilherme de Oliveira Luz Sperandio foi convocado para período de treinamento de campo junto à seleção brasileira de base de maratonas aquáticas. A convocação veio pela transmissão ao vivo feita pelo Conselho Técnico Nacional de Maratonas Aquáticas de Base (CTNMAB) da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

O atleta será o único representante do Estado no treinamento presencial das categorias de base da CBDA, que ainda não tem data e local previstos para ocorrer devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Sperandio tem 16 anos e é aluno do Colégio Elite Mace. Atualmente, representa a Associação Atlética Banco do Brasil/ Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (AABB/Uniderp), de Campo Grande, além de ser contemplado pelo programa Bolsa Atleta, concedido pelo Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

De acordo com o treinador do atleta, Lucas Hentschke, o jovem é muito dedicado no esporte e treina seis dias da semana. “Essa convocação coroa o trabalho sério que o Guilherme vem fazendo nos últimos dois anos. Ele tem uma rotina muito intensa, com treinos de segunda a sábado em dois períodos, nadando cerca de 10 quilômetros diariamente. Então, acredito que ele está preparado para participar de uma maratona de cinco ou 10 quilômetros, por ter um condicionamento aeróbico muito forte”.

Sperandio ao lado de seu treinador Lucas Hentschke (Foto: Arquivo Pessoal)

O técnico também destaca que o nadador conta com um forte apoio familiar. “É interessante observar o quanto se supera a cada treino. Para ele e para a família, que o incentiva muito, está sendo um sonho”.

Conquistas

O campo-grandense esteve na Seletiva Olímpica de Natação – Campeonato Brasileiro Absoluto, também conhecido como Troféu Brasil/Maria Lenk, no Rio de Janeiro-RJ, que ocorreu entre os dias 20 e 15 de abril deste ano. Na competição, Sperandio esteve ao lado de grandes nomes da natação verde e amarela, como Bruno Fratus, Leonardo de Deus, Guilherme Costa, Ana Marcela Cunha e Etienne Medeiros.

Mesmo jovem, o atleta já soma diversos títulos em sua carreira. Em eventos a nível estadual, são 147 medalhas ao todo: 90 douradas, 33 prateadas e 24 bronzeadas. O sul-mato-grossense também soma 22 participações em torneios nacionais, tendo conquistado três medalhas de prata e três de bronze. Em dezembro do ano passado, no Troféu Carlos Campos Sobrinho, o Campeonato Brasileiro Interclubes Juvenil de Natação de Verão, em Vitória-ES, Sperandio faturou o bronze nos 1.500 metros, além da prata nos 400 e 800 metros, no estilo livre.

A primeira competição do jovem nadador na maratona aquática foi a sexta edição do Eco Pantanal Extremo – Jogos de Aventura, realizada em Corumbá, de 15 a 17 de novembro de 2019. Logo na estreia, nas águas quentes e escuras do Rio Paraguai, o atleta voltou com a prata na prova de cinco quilômetros, após ficar apenas um segundo atrás do primeiro colocado.

Atleta soma 147 medalhas em competições estaduais (Foto: Arquivo Pessoal)

*Com informações da Fundesporte

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS