Personalidade | Cecília Paes/da Redação | 07/11/2012 12h45

Personalidade: Rodrigo Lopes de Figueiredo

Compartilhe:

Rodrigo Augusto Lopes de Figueiredo

Rodrigo Augusto Lopes de Figueiredo, 30 anos (14/06/82), é mais um grande exemplo de superação em Mato Grosso do Sul. Ele é paracanoista, e, recentemente, no último final de semana de outubro, na Ciudad Del Tigre (Argentina), sagrou-se campeão sul-americano de canoagem velocidade, 200 metros, categoria K1 A (caiaques solos para atletas com maior grau de lesão).

Rodrigo diz que sempre praticou a canoagem, mas nunca em alto rendimento e em competições. Em julho de 2009, o atleta sofreu um acidente automobilístico, no banco traseiro do veiculo, e 2 amigos faleceram. Teve uma lesão medular e perdeu o movimento das pernas.

Depois de 18 meses de recuperação, entre internações no Hospital Sarah em Brasília, 02 cirurgias e 07 meses imobilizado devido a uma fratura na coluna cervical, procurou, no esporte, uma forma de se reabilitar fisicamente e psicologicamente.

Foi em agosto de 2011 (quando teve condições físicas para isso) que começou os treinamentos. Em dezembro do mesmo ano já estava no Campeonato Brasileiro, em Curitiba (PR), onde foi campeão brasileiro na K1 500m e vice-campeão brasileiro na k1 200m, ficando atrás apenas do campeão mundial da categoria, o ex-BBB Fernando Fernandes.

A partir do título brasileiro do ano passado foi convocado para o Pan-Americano no Rio de Janeiro, em abril de 2012, quando foi vice-campeão pan-americano na k1 200m. Depois, em outubro, na Argentina, veio, então, o título sul-americano.

"A canoagem de uma forma geral vem crescendo muito, e no Mato Grosso do Sul não é diferente. Fazer parte desse crescimento é uma grande satisfação. O esporte no MS irá crescer muito a partir de 2013, quando Governo do Estado e Fundesporte irão por em prática a lei que institui o "MS Atleta", bolsa atleta estadual. Incentivo fundamental para o crescimento do esporte aqui", afirmou Rodrigo.

 Segundo ele, o objetivo é continuar na canoagem, conseguir um patrocinador e, quem sabe, participar da Paralimpíada do Rio em 2016.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS