Personalidade | Da redação | 14/06/2010 09h41

Personalidade: Gilmar Elias Batista Junior

Compartilhe:

Gilmar Elias Junior

O ciclista Gilmar Elias Batista Junior, da Associação Esportiva Gilmar Bicicletas, competiu nos dia 28 e 29 de maio no Campeonato Brasileiro  de Juniores, em Londrina (PR). Ele participou das provas de Contra-Relógio (CRI) e Resistência, conseguindo o 6º e 16º lugar, respectivamente. De quebra, atingiu índice para a pré-seleção para o Pan-Americano, segundo José Vasconcellos, presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

Gilmar ficou satisfeito com os resultados das provas, tendo em vista a grande dificuldade e o alto nível dos atletas adversários. "Na prova de CRI, chegávamos a atingir 75 km/h na descida, enquanto na subida fazíamos por volta de 28 km/h", explica o ciclista, apontando as dificuldades que os atletas enfrentaram.

Outro problema encarado por eles foi a mudança de quilometragem, já que inicialmente havia sido divulgado pela CBC que a prova de CRI teria 12 km e a de Resistência 91 km. Quando as equipes chegaram para o campeonato, verificaram que as distâncias seriam de 13,2 km e 100,8 km, respectivamente, o que surpreendeu os participantes.

Segundo o educador físico Brunno Elias Ferreira, isso prejudica o rendimento dos atletas. "Quando se prepara um treinamento, o objetivo é ser bem específico na distância e na intensidade do percurso. As duas provas tiveram um aumento de cerca de 10%, o que atrapalhou muito, pois a fadiga chega antes do esperado e o atleta precisa se adaptar da melhor forma possível para terminar bem a prova", comenta. Dos 64 ciclistas que largaram na prova de Resistência, apenas 24 finalizaram.

Agora, depois do Brasileiro e dos contatos feitos durante o campeonato, Gilmar começa a focar seu treino para melhorar seu nível cada vez mais e garantir sua vaga na Seleção Brasileira de Ciclismo que disputará o Pan-Americano.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS