Personalidade | Jeozadaque Garcia/Da redação | 08/02/2010 12h14

Personalidade: Anderson "Tainha" Gomes

Compartilhe:

Anderson "Tainha"

Ele foi o protagonista do "milagre comercialino" que aconteceu no Estadual de 2009. Na última rodada do torneio, quando o Comercial precisava vencer, o jogador chamou a responsabilidade e, com dois gols na vitória por 6 a 0 sobre o Aquidauanense, salvou uma das equipes mais tradicionais de Mato Grosso do Sul do rebaixamento. A atuação de gala ainda empolgou o presidente do clube, C. A. Assis, que soltou: "O Tainha é nosso Ronaldo".

O campo-grandense Anderson de Souza Gomes, ou simplesmente "Tainha", pode ser considerado um dos grandes ídolos do Esporte Clube Comercial nos últimos anos, por conduzir a equipe a dois títulos estaduais (2000 e 2001). Em passagem pelo futebol paranaense em 2004, foi ainda artilheiro do Campeonato Estadual daquele ano quando defendia o Roma, com 11 gols, superando nomes como Washington (Atlético-PR, 9 gols) e Tuta (Coritiba, 6 gols). Vale lembrar que naquele ano, Washington, hoje no São Paulo, foi artilheiro do Brasileirão com 34 gols, recorde na história do campeonato.

"Meu começo foi como o de todo jogador. Foi difícil. Venho de uma família humilde e no começo tudo é difícil", lembra o jogador, que ainda faturou o Estadual de 2006 defendendo a equipe do Coxim.

Para Tainha, o futebol de Mato Grosso do Sul, apesar de aparecer pouco no cenário nacional, está crescendo. "O Campeonato Sul-mato-grossense está em evolução. Já teve épocas melhores. Nós jogadores queremos trazer o torcedor de volta ao Estádio para que ele possa voltar a ser como era antigamente", planeja.

No Estadual deste ano, ele é a principal esperança de gols do Saci, que amarga uma fila de oito anos sem levantar o caneco. "Temos que estar focados. Você não pode falar que vai ser campeão. Temos que trabalhar. O Comercial vem pra brigar pelo título. Este é o ano do Comercial", aponta o atleta, que ainda lembra outros favoritos ao título. "Há várias equipes, como as do Interior. O Cene, o Águia Negra, Naviraiense... São equipes que vem para fazer a diferença".

Pendurar as chuteiras? Nem pensar. Para Tainha, de 36 anos, aposentar ainda nem passa por sua cabeça. "Por enquanto não penso nisso. Vai depender do decorrer do campeonato. Já conversei com minha família. Temos planejado alguma coisa. Mas enquanto eu aguentar ajudar meus companheiros, não penso em pendurar as chuteiras", finaliza.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS