Personalidade | Gabriel Sato* | 07/10/2019 12h56

Camapuense treina na BR e sonha com top 100 na São Silvestre

Compartilhe:

Realizada anualmente na cidade de São Paulo no dia 31 de dezembro, a Corrida Internacional de São Silvestre, que leva este nome em homenagem ao santo, é uma prova disputada por cerca de 30 mil pessoas. Esta é considerada a corrida mais tradicional e famosa do Brasil e da América do Sul. Dentre os milhares de participantes, um camapuense pretende destacar-se na edição deste ano. O corredor Altemar Aparecido da Silva Matos treina todos os domingos na rodovia BR-060 e almeja ficar no top 100 de sua categoria.

Popularmente conhecido em Camapuã-MS, município distante a 119 quilômetros de Campo Grande, como "Altemar Cabeleireiro", pois há décadas possui um salão de beleza na principal avenida da cidade. Ele começou a correr há poucos anos em pequenas distâncias e, agora, participa de diversas provas na sua categoria, acima de 50 anos. Além do atletismo, o cabeleireiro pratica futebol, futsal, futebol de sete e frequenta a academia semanalmente para manter a forma física.

O atleta participa de provas que acontecem em Mato Grosso do Sul e busca competir nos eventos para manter o bom desempenho. Recentemente, na Maratona de Campo Grande deste ano, realizada no Autódromo Internacional da capital do estado e teve percurso tradicional de uma maratona com 42 quilômetros e 195 metros, o corredor ficou em terceiro lugar, garantindo mais uma medalha para a coleção, que ele guarda com carinho em sua casa.

Atleta guarda todas as medalhas faturadas (Foto: Arquivo Pessoal)

Mesmo participando de competições durante o ano inteiro, o camapuense revela que seu foco está na prova do final do ano. "Meu alvo é a São Silvestre, tenho o objetivo de ficar entre os top 100 da minha categoria e espero representar bem minha cidade e meu estado. Vou até levar uma faixa para homenagear Mato Grosso do Sul e Camapuã".

São Silvestre

A prova que começou em 1925 com distância de 8,8 quilômetros, só foi ter a participação das mulheres em 1975. A partir deste marco, a competição passou a ser mista. Atualmente, a prova conta com percurso de 15 quilômetros pelo centro da capital paulista e reúne cerca de 30 mil competidores.

No início, podiam participar apenas os brasileiros natos. O primeiro vencedor da competição foi o jogador de futebol Alfredo Gomes, que completou o percurso em 33min21s. Nos anos seguintes, a inscrição foi permitida a estrangeiros que moravam no Brasil, o que possibilitou ao italiano Heitor Blasi, radicado em São Paulo, ser convidado a disputá-la e vencer duas das primeiras edições da prova, em 1927 e 1929.

Largada da 1ª Corrida de São Silvestre, em 1925 (Foto: Reprodução/Wikipédia)

O maior vencedor, e também recordista da prova, é o queniano Paul Tergat com cinco vitórias. Entre as mulheres, a portuguesa Rosa Mota, com seis vitórias consecutivas nos anos 1980, é a maior vencedora geral. Entre os brasileiros, o título fica com Marílson Gomes dos Santos, com três vitórias.

*Sob supervisão de Lucas Castro, da redação do Esporte Ágil.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS