Paradesporto | Lucas Castro | 27/05/2019 09h42

Três equipes de MS participam do Brasileiro de Futebol PC 2019

Compartilhe:

Três equipes de Mato Grosso do Sul participam da Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol PC 2019. A modalidade paralímpica é voltada a atletas com paralisia cerebral. A competição, organizada pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande), ocorre de 27 a 31 de maio, no Centro de Treinamento Paralímpico (CTP), em São Paulo-SP.

Associação Campo-Grandense Paradesportiva Driblando as Diferenças (ADD),
Associação de Atividades de Valorização e Apoio ao Desporto Educacional e Adaptado (Ativa) e Centro Arco-Íris Reabilitação Alternativa (Caira) são os representantes sul-mato-grossenses. As equipes de Mato Grosso do Sul viajaram sábado (25) à noite para capital paulista. No total, dez equipes participam do campeonato de Futebol de 7.

Entre as equipes participantes, está a seleção do Chile, convidada para o torneio. O selecionado estrangeiro fará um intercâmbio com os clubes brasileiros e integrará o Grupo A na primeira fase da competição, juntamente ao Vasco da Gama-RJ, atual campeão brasileiro.

ADD-MS fez parceria com o Operário FC em 2018 (Foto: Divulgação)

O Caira, atual vice-campeão brasileiro, está ao lado da Ativa no Grupo B. Enquanto Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe-DF), terceiro colocado em 2018, e ADD-MS estão no Grupo C.

Os times Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama (APBS)/Corinthians-SP, Associação Maricaense das Pessoas com Deficiência (Amaped)/Praia Clube-RJ, Centro Esportivo para Pessoas Especiais (Cepe-SC) e Movimento Habitacional e Cidadania das Pessoas com Deficiência (Mohciped-DF) jogaram pela segunda divisão na temporada passada e ainda serão sorteados para a composição dos grupos.

Nos últimos cinco anos, equipes sul-mato-grossenses sempre tiveram presença garantida no pódio entre as três primeiras colocadas.

Vice em 2018, Caira busca o título neste ano (Foto: Divulgação)

De acordo com guia oficial divulgado pela Ande, as finais estão marcadas para sexta-feira (31). O Brasileiro serve de preparação para o Campeonato Mundial de Futebol de 7, que será realizado de 4 a 20 de julho, em Madri, Espanha. Em seguida, a Seleção Brasileira da modalidade disputará os Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, em agosto.

Confira a lista de atletas de cada agremiação:

ADD-MS

Bruno Alves Urunaga
Bruno Luan Marques Neto
Luan Roberto de Souza Arruda Silva
Diego Eugenio Lourenço
Dihego Rezende Rodrigues
Edilson Jose da Silva Junior
Jean Adriano Rodrigues
Joelson da Rocha Cabral
Jonhhy Greff Santos de Oliveira
Rael De Medeiros Coelho
Ronison Garcia Dos Santos
Wesley Domingues Xuster

Equipe da ADD-MS (Foto: Divulgação)

Caira-MS

Bruno da Silva Ayva
Cesar Augusto Batista de Aguiar
Claudemar Jose de Lima
Délcio Ferreira da Costa
Heitor Luiz Ramires Camposano
Irineu Nunes Ferreira
Jose Antonio Assunção Gomes
Leandro Gonçalves do Amaral
Maycon Ferreira de Almeida
Ronaldo Almeida de Souza
Thales Bruno Vilas Boas Lima
Wander da Silva Fernandes

Caira-MS (Foto: Divulgação)

Ativa-MS

Alesson de Oliveira Silva
Fabio Ferreira
João Vitor Costa Juliao
Jose Akyris Afysmayco de Oliveira
Matheus Aparecido Cardoso de Souza
Nicholas Gabriel Custodio dos Santos
Nivaldo Hudson Andrade de Souza
Rodrigo de Souza Silva
Ronaldo Almeida de Souza
Thiago Leonardo Rodrigues da Silva
Wesley Gabriel dos Santos Ferreira

Ativa-MS conquistou título da Série B em 2016 (Foto: Divulgação/Ande)

O Futebol de 7

O futebol de 7 é praticado por atletas com paralisia cerebral, decorrente de sequelas de traumatismo crânio-encefálico ou de acidentes vasculares cerebrais. As regras são da Federação Internacional de Futebol (Fifa), mas com algumas adaptações feitas pela Associação Internacional de Esporte e Recreação para Paralisados Cerebrais (CP-ISRA). O campo tem, no máximo 75m x 55m, com balizas de 5m x 2m. A marca do pênalti fica a 9,20m do centro da linha de gol.

Cada time tem sete jogadores (incluindo o goleiro) e cinco reservas. A partida dura 60 minutos, divididos em dois tempos de 30, com um intervalo de 10. Não existe regra para impedimento e a cobrança lateral pode ser feita com apenas uma das mãos, rolando a bola no chão.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS