Paradesporto | Gabriel Sato | 02/06/2019 08h24

Seletiva de Bocha Paralímpica acontece em junho na capital

Compartilhe:

Você já ouviu falar em Bocha Paralímpica? A modalidade que chegou no Brasil na década de 1970, terá uma seletiva nos dias 4 e 5 de junho, para representar Mato Grosso do Sul no regional Centro-Oeste.

No Brasil, a modalidade é administrada pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE).

O jogo

O objetivo da peleja é o competidor lançar as bolas coloridas o mais próximo possível de uma branca, chamada de Jack ou Bolim. A partida começa com o arremesso da Jack, feito pela equipe que ficou com a cor vermelha. Em seguida, a mesma equipe arremessa sua primeira bola. É permitido usar as mãos, os pés e instrumentos de auxílio, e contar com ajudantes (calheiros), no caso dos atletas com maior comprometimento dos membros.

A bocha para pessoas com deficiência é separada por diferentes modalidades. Ela foi criada inicialmente para pessoas com paralisia cerebral, mas depois as equipes passaram a ter atletas com outros diagnósticos que interferem nas habilidades motoras.

As classes da Bocha Paralímpica são*:
BC1: Atletas com paralisia cerebral CP1 (mais grave) ou CP2, que podem competir com assistência externa.

BC2: Atletas com paralisia cerebral CP2 que não podem receber assistência externa.

BC3: Atletas com comprometimentos motores severos, que usam instrumentos auxiliares – com a possibilidade de assistência externa.

BC4: Atletas com deficiências motoras severas, sem o uso de assistência externa.

O esporte teve um antecessor nos Jogos Paralímpicos: o lawn bowls, uma espécie de bocha jogada na grama. E foi justamente no lawn bowls que o Brasil conquistou sua primeira medalha em Jogos Paralímpicos. Róbson Sampaio de Almeida e Luiz Carlos “Curtinho” foram prata nos Jogos de Heidelberg, na Alemanha, em 1972..

Todos os atletas da bocha competem em cadeira de rodas. Na classificação funcional, eles são divididos em quatro classes, de acordo com o grau da deficiência e da necessidade de auxílio ou não.

Serviço: A seletiva acontece na Faculdade Unigran, Rua Abrão Júlio Rahe, 325 – Centro

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS