Paradesporto | Com Fundesporte | 29/08/2021 10h14

Provas de atletismo agitam Paralimpíadas Escolares de MS

Compartilhe:

Neste sábado (28), o Parque Olímpico Ayrton Senna, em Campo Grande, foi palco das competições de atletismo das Paralimpíadas Escolares de Mato Grosso do Sul (Paraesc/MS) 2021. Foram realizadas provas de 60m, 75m, 100m, 150m, 200m, 250m, 400m, 800m, 1.000m, 1.500m, salto em distância, arremesso de peso e lançamentos de pelota, dardo e disco com estudantes-paratletas de 11 a 18 anos, nos gêneros feminino e masculino.

Para a gerente-geral de Desenvolvimento de Atividades Desportivas da Fundesporte e diretora-geral das Paraesc/MS, Karina Pereira Quaini é satisfatório ver que o Governo do Estado segue atuando ativamente com o paradesporto em Mato Grosso do Sul. “Trazer essas crianças e adolescentes para competir em um momento de Paralimpíadas em Tóquio, onde o nosso estado está sendo bem representado, serve de motivação para que esses atletas continuem o treinamento em seus municípios”.

Ao longo do dia, a paratleta Hávilla Vitória Soares (foto de capa), de 16 anos, contemplada pelo Bolsa Atleta MS, foi um dos destaques no Ayrton Senna. A estudante do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Adventor Divino de Almeida, de Campo Grande, foi campeã nas provas de 100 e 400 metros, e salto em distância. “Conheci a modalidade na escola há dois anos, quando uma professora me apresentou. Fui em uma competição, conheci o professor Daniel Sena e comecei a treinar com ele desde então. No futuro, eu espero ser uma ótima atleta”, afirma a paratleta.

Devido à deficiência visual, a sul-mato-grossense compete na classe T12 (baixa visão), ou seja, com o apoio de um atleta-guia: o Hugo Pedro, de 23 anos. Ele está no mundo dos esportes há 11 anos, sendo dois como auxiliar de paratletas nas provas. “Recebi o convite do professor Daniel Sena para atuar como atleta-guia e gostei, porque posso tanto ensinar, quanto aprender. É uma inspiração para mim, quanto para ela [Hávilla]. Eu quero vê-la crescer, porque eu acho que ela tem bastante futuro e nós estamos trabalhando para isso, treinando educativos, passadas, saídas de bloco, curva e coordenação motora”, comenta Hugo.

A cada prova realizada, as torcidas das delegação demonstravam, respeitando as medidas de biossegurança, toda a animação nas arquibancadas. Uma das provas que mais empolgou os presentes foi a final acirrada dos 75 metros masculino, na categoria sub-16. Mesmo há um ano sem treinar por conta da pandemia da Covid-19, Luis Angelo Marquesan, que tem paralisia cerebral (classe T38), foi o primeiro a cruzar a linha de chegada – ele ainda faturou o ouro nas provas de 250 metros e salto em distância, representando a E.E. São Francisco, da capital.

Com muito orgulho, a mãe do estudante de 14 anos, Dirleia Patrícia Paes, revela que ele conheceu o esporte adaptado com nove anos em sua escola estadual e, desde então, é apaixonado por atletismo. “É muita satisfação ver esses resultados positivos, pois significa que se estivesse treinando, ele teria melhorado o potencial dele. Ele fala que gosta do esporte, então a gente só incentiva e eu fico cheia de orgulho! Desde que nasceu, ele se esforça para ser o número um na vida da gente”, diz com os olhos marejados.

Ao todo, participaram das Paralimpíadas Escolares 60 estudantes-paratletas dos municípios de Campo Grande, Chapadão do Sul, Dourados, Rio Brilhante, Sidrolândia e Três Lagoas. Inclusive, esta foi a primeira participação de Chapadão do Sul nas Paraesc/MS e de acordo com o secretário de Esportes e chefe da delegação sul-chapadense, Altair Antônio Trentin, a presença da equipe já está garantida nas próximas edições.

“Chapadão do Sul poder proporcionar a vinda desses meninos para cá e ver a alegria deles competirem, não tem preço. Então, é a primeira vez e agora será constante, com certeza. Também queremos parabenizar a Fundesporte e todo pessoal da equipe, pois os jogos estão perfeitos e nós estamos muito felizes de estarmos aqui”, declara Trentin.

Além do paratletismo, as modalidades de bocha adaptada e tênis de mesa fizeram parte das Paralimpíadas Escolares de MS 2021. Vale destacar que algumas modalidades como futebol de sete, judô e parabadminton já estão classificadas para a etapa nacional, que será realizada de 22 a 27 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo (SP).

Para conferir os resultados de todas as provas do paratletismo realizadas neste sábado (28) e a pontuação geral das equipes, clique no link a seguir: Resultados – Paratletismo Paraesc/MS 2021.

Confira também todas as fotos da modalidade: Galeria de fotos - Paratletismo Paraesc/MS 2021.

As Paralimpíadas Escolares de Mato Grosso do Sul (Paraesc/MS) 2021 são realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Fundesporte, com apoio da MSGÁS.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS