Paradesporto | Com Globo.com | 07/08/2007 16h16

Nuzman convoca a população para comparecer ao Parapan

Compartilhe:

Rio de Janeiro (RJ) - Os Jogos Parapan-Americanos foram apresentados à imprensa nesta terça-feira pelo CO-Rio. A competição, que será realizada de 12 a 19 de agosto, reunirá 1.300 atletas e 700 delegações. E, pela primeira vez na história, o Parapan será disputado na mesma cidade e consecutivamente após o Pan. O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, aproveitou a oportunidade para convidar a população para assistir às disputas do Parapan.

Nuzman ainda fez questão de ressaltar que o Comitê está tão empenhado na realização deste evento como no Pan Rio 2007. "O Comitê tem o mesmo comprometimento e está se esforçando para que o Parapan tenha o mesmo sucesso do Pan. Somos gratos à parceria do Governo Estadual, Municipal e Federal com o Comitê e pelo empenho para alcançar um resultado positivo, como no Pan. Essa é uma experiência inédita e será um aprendizado muito importante", afirma.

Ingressos gratuitos - Para incentivar o público a comparecer às disputas, o comitê organizador optou por não vender os ingressos para as partidas. A entrada será gratuita e respeitará a ordem de chegada. Segundo Andrew Parsons, presidente do Comitê Paraolímpico Internacional, a medida, que também foi adotada nas edições anteriores, pretende divulgar e popularizar os Jogos Parapan-Americanos. Esta decisão foi tomada com o objetivo de divulgar os esportes paraolímpicos e permitir que o maior número de pessoas acompanhe a competição.

Classificação para Pequim - No Parapan, há apenas a disputa de dez modalidades, atletismo, basquete, tênis em cadeira de rodas, futebol de 5, futebol de 7, levantamento de peso, judô, natação, tênis de mesa e vôlei sentado. Porém, todos os esportes são classificatórias para a Paraolimpíada de Pequim, em 2008.

No evento, também estavam presentes o ministro dos Esportes, Orlando Silva; o secretário geral do CO-Rio, Carlos Roberto Osório; o secretário geral do Comitê Paraolímpico Internacional, Xavier González; o secretário do Comitê de Gestão dos Jogos Pan-Americanos, Ricardo Lyser; e o vice-secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Fenando Shirman.

Sul-mato-grossenses no Parapan - No futebol sete pc, foram convocados três jogadores da equipe treinada pelo professor Dolvair Paschoal Castelli, o Cemdef/Pantanal (Centro de Educação Multidisciplinar ao Portador de Deficiência): Luciano Gonçalves Rocha, Flávio Dino Pereira e Gilberto Ferreira de Moraes. Do Caira (Centro Arco Íris de Reabilitação Alternativa), equipe treinada pelo professor Renato, foram convocados os seguintes atletas: Jean Adriano Rodrigues, Marcos dos Santos Ferreira, Pedro Ramão Gonçalves, Renato da Rocha Lima e Fermiano de Queiroz Neto.

Na modalidade de atletismo, Rosenei Herrera foi convocada para a disputa das provas do lançamento de dardo, peso e disco. "Ela tem chances de medalha, principalmente no dardo e no peso", disse o treinador Gerson Falcão. Já no judô, a atleta sul-mato-grossense na disputa do Parapan é Michele Ferreira, treinada pelo professor Jansser Lorrimer. Michele é uma das principais judocas do país e já conquistou títulos nacionais e internacionais.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS