Paradesporto | Lucas Castro | 22/08/2019 15h13

MS terá 12 atletas nos Jogos Parapan-Americanos de Lima

Compartilhe:

Lima, capital e maior cidade do Peru, recebe a partir desta sexta-feira (23) a sexta edição dos Jogos Parapan-Americanos. Dos 337 paratletas convocados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), no dia 16 de julho, 12 são sul-mato-grossenses, além de um membro da comissão técnica que representará o estado na competição intercontinental.

De acordo com o CPB, esta é a maior delegação brasileira da história dos Jogos. Ao todo, 512 pessoas integram a equipe verde e amarela, entre atletas, atletas-guias, calheiros, goleiros e pilotos, que não possuem deficiência.

Segundo a entidade paradesportiva, este número representa acréscimo de 24% em relação à delegação da última edição do Parapan, em Toronto, no Canadá, em 2015.

Os convocados de Mato Grosso do Sul vão brigar por medalhas no atletismo (seis atletas), futebol de 7 para paralisados cerebrais (PC) (quatro atletas e um auxiliar técnico), goalball (uma atleta) e judô (um atleta).

Confira os representantes no atletismo:

Davi Wilker de Souza, de Campo Grande – Associação Paraolímpica de Campinas (Campinas-SP)

Gabriela Mendonça Ferreira, de Campo Grande – Instituto Elisangela Maria Adriano (São Caetano do Sul-SP)

Yeltsin Francisco Ortega Jacques, de Campo Grande – Associação Desportiva para Deficientes (São Paulo-SP)

Fabricio Junior Barros Oliveira, de Naviraí – Associação de Deficientes Visuais de Itajaí e Região (Itajaí-SC)

Jonatan da Silva Ferreira, de Caarapó – Associação Esportiva Dourados Paralímpico (Dourados-MS)

Silvania Costa de Oliveira, de Três Lagoas – Associação Desportiva Cultural São Bernardo (São Bernardo do Campo-SP)

No futebol de 7, os seguintes atletas foram convocados:

Hebert Honório Lemes Oviedo, de Rio Verde de Mato Grosso – Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Brasília-DF)

Heitor Luiz Ramires Camposano, de Campo Grande – Centro Arco-Íris de Reabilitação Alternativa (Campo Grande-MS)

Leonardo Giovani Morais, de Campo Grande – Clube de Regatas Vasco da Gama (Rio de Janeiro-RJ)

Wesley Gabriel dos Santos Ferreira, de Campo Grande – Associação de Atividades de Valorização e Apoio ao Desporto Educacional (Campo Grande-MS)

Marcos dos Santos Ferreira, de Dourados e membro da Associação Nacional de Desportos para Deficientes (Ande), foi convocado para atuar como auxiliar técnico na equipe brasileira de futebol de 7 PC no Parapan de Lima.

No goalball, a ala Gleyse Priscila Portioli Henrique, natural de Batayporã, foi chamada para a seleção feminina. Ela atualmente defende o Serviço Social da Indústria (Sesi) de São Paulo. Luan Simões Pimentel, nascido em Camapuã e atleta do Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas (Ismac), de Campo Grande, vai em busca de medalhas no judô.

Na capital peruana, a delegação tupiniquim tenta repetir o feito das três últimas edições dos Jogos. Desde 2007, quando a competição passou a ser realizada na mesma sede dos Jogos Pan-Americanos (assim como ocorre nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos), os atletas brasileiros não conhecem outro resultado que não seja o primeiro lugar no quadro geral de medalhas. Foi assim no Rio-2007, em Guadalajara-2011 e Toronto-2015. Na última edição, o Brasil conquistou 257 medalhas, das quais, 109 foram de ouro, 74 de prata e 74 de bronze.

“Temos uma grande responsabilidade, que é manter a hegemonia no continente, por isso vamos com nosso melhor time para Lima. Trata-se da primeira edição de Parapan em que pudemos oferecer a estrutura do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, aos atletas brasileiros. A preparação dos nossos atletas e a qualidade dos profissionais envolvidos nesta missão nos dão a certeza de que fizemos tudo certo. Estamos prontos para encher o Brasil de orgulho neste Parapan”, comentou Mizael Conrado, presidente do CPB.

Os Jogos Parapan-Americanos são o maior evento do continente. Lima 2019 promete organizar a mais grandiosa edição de todos os tempos, com a participação de aproximadamente 1.890 atletas, de 33 países, em 17 modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futebol de 5, futebol de 7, goalball, halterofilismo, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas, parabadminton, parataekwondo, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, tiro esportivo e voleibol sentado.

A competição intercontinental no Peru dará vaga direta para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 em quatro modalidades: basquete em cadeira de rodas (os três primeiros colocados no masculino e campeão e vice no feminino), rúgbi em cadeira de rodas (campeão), tênis em cadeira de rodas (uma vaga no feminino e uma no masculino) e vôlei sentado (os quatro primeiros do feminino e do masculino).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS