Paradesporto | Da Redação | 10/04/2020 10h38

CBDV cancela Centro-Oeste de Goalball que aconteceria na Capital

Compartilhe:

A competição Centro-Norte de Goalball, prevista para acontecer em Campo Grande entre os dia 1 e 5 de julho, foi cancelada pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), assim como todos os campeonatos da entidade, programados para este ano. O motivo do cancelamento, segundo a organização, foi devido a pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19).

De acordo com com o presidente da CBDV, José Antônio Freire, a atitude da instituição segue as ordens das autoridades de saúde. “Nossa maior responsabilidade, como organizadores de tais eventos, é zelar pelo bem-estar de todos os envolvidos. Então, seguiremos as orientações da autoridade máxima em saúde no país, que é o Ministério da Saúde, e cancelaremos todas as competições. Lamentamos como amantes do paradesporto, mas é momento de unirmos esforços para que possamos retomar normalmente às atividades o quanto antes”.

O calendário da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais previa outras oito competições em 2020, espalhadas pelos municípios de João Pessoa (PB), São Paulo (SP), Natal (RN), Belém (PA), Londrina (PR), além da etapa na Capital Morena.

A Seleção Brasileira é uma das melhores na modalidade. No Campeonato Mundial, em Malmö na Suécia, a seleção masculina conquistou o bicampeonato sobre a Alemanha, enquanto as meninas conquistaram a medalha de bronze, inédita do Brasil na categoria. Os resultados garantiram as duas seleções nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, que acontecerá entre 24 de agosto e 5 de setembro de 2021.

(Foto: Reprodução)

Goalball - A modalidade foi desenvolvida exclusivamente para pessoas com deficiência visual. A quadra tem as dimensões das de vôlei (9m de largura por 18m de comprimento). As partidas são realizadas em dois tempos de 12 minutos, com 3 minutos de intervalo.

Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas. De cada lado da quadra, há um gol com 9m de largura e 1,30m de altura. Os atletas são, ao mesmo tempo, arremessadores e defensores. O arremesso deve ser rasteiro ou tocar pelo menos uma vez nas áreas obrigatórias. O objetivo é balançar a rede adversária.

A bola tem um guizo em seu interior para que os jogadores saibam sua direção. O goalball é um esporte baseado nas percepções tátil e auditiva, por isso não pode haver barulho no ginásio durante a partida, exceto no momento entre o gol e o reinício do jogo e nas paradas oficiais.

Nesta modalidade, os atletas deficientes visuais das classes B1, B2 e B3 competem juntos. Todas as classificações são realizadas por meio da mensuração do melhor olho e da possibilidade máxima de correção do problema. Todos os atletas, independente do nível de perda visual, utilizam uma venda durante as competições para que todos possam competir em condições de igualdade.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS