Paradesporto | Da Redação | 30/06/2020 08h43

Atleta de MS participa do Movimente-se, projeto da CPB

Compartilhe:

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) lançou nesta segunda-feira (29), a quinta aula do projeto Movimente-se. O programa da entidade oferece aulas gratuitas de atividades físicas voltadas a pessoas com deficiência, e na última aula, a sul-matogrossense e atleta de atletismo, Gabriela Mendonça, foi escolhida para demonstrar alguns movimentos. Os exercícios podem ser acompanhados pelo site do Movimento Paralímpico e têm contribuído para a prática da atividade física durante o período da pandemia.

O esporte oferece avanços no aspecto social às pessoas com deficiência, como sociabilidade com outros grupos, e ganhos em fatores emocionais, como a autoconfiança e a autoestima, tornando os deficientes mais independentes no dia a dia. O programa da CPB tem como objetivo democratizar a prática de exercício físico para cadeirantes, paralisados cerebrais, amputados e deficientes visuais que nunca praticaram atividade física ou que não possuem orientação profissional.

De acordo com o médico-chefe do CPB, Hésojy Gley, o projeto busca tirar o sedentarismo de muitos deficientes e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. "Cerca de 60% da população deficiente é sedentária, índice muito maior do que a média da população brasileira e mundial, que fica entre 45% e 50%. Isso acontece porque, em boa parte, as próprias pessoas com deficiência sentem-se incapazes de realizar os exercícios físicos e são mais resistentes à prática esportiva. Por isso, projetos como o Movimente-se têm uma importância que vai além da melhora na qualidade de vida desta população"

Nesta quinta aula, lançada ontem (29), os atletas que demonstraram os movimentos foram a sul-matogrossense Gabriela Mendonça (classe T12), o carioca Washington Assis (T47), o paulista Christian Gabriel (T37), todos do atletismo, e o gaúcho Roberto Alcalde (S6), da natação.

Na última semana, o CPB anunciou parceria com o "Be My Eyes", um aplicativo de origem dinamarquesa, que promove assistência de vídeo em tempo real para pessoas cegas ou com baixa visão. Para fazer contato direto com Be My Eyes, o e-mail é: community@bemyeyes.com. Já o Movimente-se também dispõe de assistência por e-mail: movimentese@cpb.org.br.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS