Após ouro, Brasil mira 1º título mundial de clubes no goalbal
Quase três meses após a inédita medalha de ouro paralímpica obtida em Tóquio (Japão), o goalball brasileiro quer novamente conquistar o mundo. A diferença é que o tradicional verde e amarelo, desta vez, dá lugar ao vermelho e preto, as cores do Sesi-SP. A partir desta quarta-feira (24), o clube paulista representa o Brasil - tanto no masculino, como no feminino - na primeira edição do Campeonato Mundial de Clubes da modalidade, que será disputado em Lisboa e Odivelas (Portugal) até sábado (27). O evento terá transmissão ao vivo pelo site oficial (confira os horários no fim do texto).
"Em cada jogo, a gente tenta solucionar os problemas de forma imediata. Infelizmente, nestes dois jogos, a gente não conseguiu. No masculino, concedemos muita penalidades e eles [Apace] foram muito felizes nas cobranças. Depois do jogo, tivemos uma conversa bem legal e madura, mesmo na dor. No feminino, a Cetefe começou em um nível de intensidade maior, tomamos dois gols precocemente e isso teve uma influência grande, até acertarmos o posicionamento em quadra. Derrota nunca é bom, mas elas nos trouxeram perspectivas diferentes. Fizemos as correções e faremos diferente no Mundial", comentou o técnico Diego Collates, à Agência Brasil.
Tanto no masculino, como no feminino, a disputa reunirá seis clubes, que se enfrentam na primeira fase. Os quatro melhores vão às semifinais. Entre os homens, o Sesi terá como adversários os canadenses Asa Québec e Vancouver, o belga Ha.Vi. 2 Bruxelles, o paquistanês Punjab e o português Sporting. As duas últimas agremiações também estão representadas na competição das mulheres, que, além da equipe paulista, ainda reúne a francesa Association Valentin Haüy (AVH) Lyon, o dinamarquês BSI Copenhague e o holandês Hercules.
A delegação do Sesi viaja nesta segunda-feira (22) e a expectativa é conseguir treinar em Odivelas já na terça-feira (23). A equipe masculina tem dois dos seis jogadores que defenderam a seleção masculina campeã em Tóquio: Alex Labrador e Parazinho. Este último foi o artilheiro da campanha dourada, com 26 gols. Segundo principal goleador brasileiro no Japão, com 25 bolas na rede, Leomon também estará no Mundial de Portugal, mas como rival. Ele é um dos reforços do Sporting, considerado um dos principais candidatos ao título.
"O Sporting também se reforçou com dois atletas titulares da Lituânia [bronze em Tóquio], então é uma equipe a ser batida. Mas a gente não vai medir esforços. Daremos o melhor e queremos que eles deem também, pois assim saberemos que o trabalho está sendo bem feito", projetou Parazinho, à Agência Brasil.
O elenco masculino ainda tem jogadores com passagens recentes pela seleção, como Denis. Ele, inclusive, participava da última fase de treinos da equipe nacional em 2019 quando descobriu o linfoma de Hodgkin, um tipo de câncer que tem origem no sistema linfático. Após dez meses de luta, chegando a contrair a covid-19 no período, o atleta se curou e voltou às quadras em outubro do ano passado. A convocação para Tóquio não veio, mas a possibilidade de um título mundial pode coroar de vez a recuperação.
"Eu sempre disse ao Denis que ele é muito bom, só precisava confiar mais em si. Tem uma bola pesada e arremessa sem fazer muita força. É algo natural. Graças a Deus, ele superou essa batalha [do câncer] e vejo que retornou mais maduro. Estaremos juntos, cada um na sua ala, encarando os caras de igual para igual", descreveu Parazinho, que chegou a raspar a cabeça, junto de outros jogadores da seleção, em solidariedade ao amigo e companheiro de time.
"[Além do Sporting] Observei duas atletas da equipe da Dinamarca que atuaram no Campeonato Europeu, uma delas é uma grande atacante. São equipes com potencial ofensivo grande, mas acho que, neste cenário, muitas vezes, a questão do dia a dia de treinamento, do entrosamento, faz muito a diferença. É bacana ter grandes atletas, mas eles não tiveram muito tempo de treino para a competição. Nossa equipe tem um entrosamento diferenciado, então acho que é um ponto positivo" analisou Collates, que será responsável tanto pelo time masculino como pelo feminino.
Apesar da camisa a ser defendida em Lisboa e Odivelas ser a do Sesi, atletas e comissão técnica sabem que representam, também, uma das escolas mais fortes do goalball. Entre os homens, o Brasil é o atual campeão paralímpico e do mundo, além de líder do ranking da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, sigla em inglês). No feminino, a seleção ficou em terceiro no último Mundial, em 2018, batendo na trave na disputa por medalha em Tóquio. Na semifinal, contra os Estados Unidos, as brasileiras sofreram o empate a segundos do fim, perdendo nos pênaltis.
"As seleções foram muito bem na Paralimpíada, mas não é de agora. O Brasil já tem esse histórico no goalball, até pelos Mundiais. A competição será mais uma chance que teremos para mostrar como é feito o trabalho no dia a dia dos clubes, que têm outras peças, muitas delas jovens, com características similares às dos atletas que competem internacionalmente. Colocamos como meta chegarmos às duas finais", disse o técnico.
"É muito louco, as outras equipes usam o Brasil como espelho para treinarem e fazem da nossa seleção aquela a ser batida. Os times de fora sabem que eu e o Labrador somos da seleção, então sabem também que o Sesi é forte", completou Parazinho.
Jogos do Sesi no Mundial
24/11 - Quarta-feira
8h - Sesi x Ha.Vi. 2 Bruxelles (masculino)
11h - Sesi x AVH Lyon (feminino)
13h - Sesi x Vancouver (masculino)
25/11 - Quinta-feira
7h - Sesi x BSI Copenhague (feminino)
10h - Sesi x Asa Québec (masculino)
12h - Sesi x Hercules (feminino)
15h - Sesi x Sporting (masculino)
26/11 - Sexta-feira
9h - Sesi x Punjab (feminino)
12h - Sesi x Punjab (masculino)
13h - Sesi x Sporting (feminino)
27/11 - Sábado
6h e 7h10 - semifinais feminino
8h20 e 9h30 - semifinais masculino
10h40 - disputa do bronze (feminino)
11h50 - disputa do bronze (masculino)
13h - final feminina
14h10 - final masculina
-
Ultimate vence o América e garante título da Copa União Máster de Basquetebol; Abaf- Onix fica com o troféu do Torneio Feminino
Na outra decisão, categoria 40+, melhor para o América que venceu o NTB por 68 a 56 e garantiu vaga na final
-
Festival seleciona alunos de Aquidauana para os Jogos Escolares de MS
Festival seleciona alunos de Aquidauana para os Jogos Escolares
-
Campeonatos Amador e Servidor Público entram na fase semifinal em TL
Campeonatos Amador e Servidor Público entram na fase semifinal em TL
-
Volante-artilheiro, Danilo dá vitória ao Palmeiras na Libertadores
Volante-artilheiro, Danilo dá vitória ao Palmeiras na Libertadores
PARCEIROS
- Quinta-feira, 19 de Maio de 2022
- Jogos Escolares Atletas de Costa Rica participarão dos Jogos Escolares de MS Com foto Com vídeo
- Tênis de Mesa Ponta Porã define atletas para Jogos Escolares no tênis de mesa Com foto Com vídeo
- Pesca Festival de Pesca: inscrições na modalidade Adulta terminam nesta quinta Com foto Com vídeo
- Diversos Competidores de Campo Grande conquistam premiações Com foto Com vídeo
- Diversos Confira a agenda esportiva de MS para os próximos dias Com foto Com vídeo
- Badminton Fundesporte oferece curso gratuito de badminton em Porto Murtinho Com foto Com vídeo
- Jogos Escolares Cerimônia marca a abertura dos Jogos Escolares da Juventude de MS Com foto Com vídeo
Tweets de @esporteagil