Pan-americano | GE.Net | 01/06/2007 01h25

Primeiro medalhista brasileiro abre o revezamento da tocha

Compartilhe:

Rio de Janeiro (RJ) - O Comitê Organizador do Rio-2007 (Co-Rio) resolveu fazer uma homenagem a Wilson Gomes Carneiro, primeiro medalhista individual brasileiro em Jogos Pan-americanos. Por isso, ele será o primeiro a conduzir a tocha em solo brasileiro, no próximo dia 5 de junho, em Santa Cruz Cabrália (BA).

Wilson Gomes Carneiro ganhou a medalha de prata na prova de 400 metros com barreiras em 28 de fevereiro de 1951, em Buenos Aires. "Esta foi uma forma de homenagear todos os atletas brasileiros que já disputaram os Jogos Pan-americanos. O Wilson é um personagem histórico do Brasil, por isso nada mais justo do que simbolizar nele nossa homenagem a todos", justificou Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos (CO-RIO) e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Já Wilson Gomes Carneiro reconhece que ficou surpreso com a homenagem. "É uma grande honra. Corri 400 metros com barreiras e agora vou correr 400 metros com a tocha Pan-americana nas mãos. Garanto que a emoção é a mesma. Quando a gente pensa que ninguém lembra mais da gente aparece uma surpresa destas", destaca o ex-atleta, com 77 anos.

A chama Pan-americana será acesa na próxima segunda-feira, nas Pirâmides de Teotihuacán, no México. Na terça, a tocha chega ao Brasil para percorrer 51 cidades do país, através de três mil pessoas, entre atletas e personalidades.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS