Pan-americano | UOL | 22/07/2007 18h08

João Derly conquista quarto ouro do judô e encerra torneio

Compartilhe:

Rio de Janeiro (RJ) - Depois da confusão que tomou conta do ginásio onde foi realizado o último dia de confrontos do torneio de judô, o judoca brasileiro João Derly conquistou a medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos 2007. Derly venceu o combate contra Roberto Ibañes, do Equador.

Logo que a luta começou, o equatoriano recebeu uma punição, o que deixou Derly na frente. Mesmo assim o confronto não ficou estático. Derly atacava com vigor e Ibañez tentava se recuperar no placar. A pouco mais de um minuto do final o árbitro puniu os dois atletas, Derly continuou na frente e não teve trabalho para conduzir a luta para o final.

A vaga para a final foi conquistada com a vitória sobre o chileno Felipe Novoa. Porém, a luta mais difícil foi nas quartas-de-final, quando Derly superou o adversário mais forte da chave até 66 kg, o cubano Yordanis Arencibia. O adversário é dono de 25 medalhas em Copa do Mundo, sete de ouro, mas foi derrotado por uma punição no tempo extra (Golden Score).

Na disputa pelo bronze, Arencibia conseguiu vencer o salvadorenho Carlos Figueroa e o dominicano Juan Jacineto e ficou com a medalha de bronze. Na outra luta pela medalha de bronze Ludwing Ortiz, da Venezuela, venceu o chileno Felipe Novoa.

Derly superou seu desempenho nos Jogos Pan-Americanos de 2003, quando perdeu na semifinal e saiu sem medalhas. O histórico do judoca melhorou nos últimos anos. Em 2005 se tornou o primeiro brasileiro campeão mundial da modalidade, no Egito.

Ao final dos confrontos, os atletas cubanos e brasileiros entraram de mãos dadas na arena encerrando o caso da briga.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS