Pan-americano | UOL | 25/07/2007 11h12

Hoyama bate recorde em dia de ouro por equipes para País

Compartilhe:

Rio de Janeiro (RJ) - O mesa-tenista Hugo Hoyama se tornou nesta terça-feira o maior medalhista de ouro do Brasil na história dos Jogos Pan-Americanos. Ele conquistou o seu nono título da competição ao ajudar a seleção a vencer a final por equipes no tênis de mesa sobre a Argentina pelo placar de 3 a 1. Thiago Monteiro e Gustavo Tsuboi completaram a equipe brasileira campeã. Estados Unidos e Canadá ficaram com o bronze.

Com o título, Hoyama deixa para trás o nadador Gustavo Borges, que em suas participações no Pan garantiu oito ouros. E o mesa-tenista tem a chance de ampliar a marca, uma vez que nesta quarta inicia a disputa individual no Pan.

Gustavo Borges, como havia prometido, torceu por Hoyama. Ele foi um dos brasileiros que compareceram ao pavilhão do Riocentro para assistir à conquista da 30ª medalha de ouro do Brasil no Pan do Rio, superando a marca de 29 conseguida em Santo Domingo há quatro anos.

A série de conquistas de Hoyama nos Jogos começou em Indianápolis-1987, com um título por equipes. Quatro anos depois, em Havana, Hoyama ganhou três ouros: equipes, duplas e individual, esse último vencendo o amigo Cláudio Kano na decisão.

Nos Jogos de Mar del Plata-1995, Hoyama repetiu o feito de Havana e ganhou o ouro por equipes, duplas e individual. O mesa-tenista só voltou a subir ao topo do pódio em Santo Domingo-2003, com a conquista das duplas.

Além das nove medalhas de ouro, Hugo Hoyama tem outras quatro em Jogos Pan-Americanos, sendo uma de prata e três de bronze. "Essa foi a melhor das nove, mas ainda vou lutar pela décima", disse Hoyama.

Número 125 do mundo, Hoyama sabia que sua maior chance de superar Gustavo Borges era mesmo na disputa por equipes. E foi o próprio Hoyama quem abriu a disputa, enfrentando o chinês naturalizado argentino Song Liu.

Diante do 59ª colocado no ranking mundial, Hoyama teve poucas chances. O brasileiro foi derrotado por 3 sets a 0, com parciais de 11-5, 11-6 e 11-5.

A reação começou na segunda partida, quando Thiago Monteiro, 89 do mundo, enfrentou Gaston Alto, que ocupa apenas a 614ª posição do ranking. Apesar da fragilidade do rival, o brasileiro sofreu muito para vencer por 3 a 2, com parciais de 11-2, 9-11, 11-3, 10-12 e 11-9.

A vitória inflamou a equipe brasileira. Nas duplas, a equipe formada por Monteiro e Gustavo Tsuboi passou com tranqüilidade por Alto e Pablo Tabachnik por 3 a 0 (11-4, 11-1 e 11-3).

A definição ficou nas mãos de Hugo Hoyama, que enfrentou Tabachnik no quarto jogo da série. A partida foi tensa e equilibrada. Mas a experiência do brasileiro fez diferença. Hoyama ganhou por 3 a 2 (8-11, 11-9, 8-11, 11-8 e 11-7) e pôde comemorar a sua nona medalha de ouro na história do Pan.

A festa aconteceu na quadra. Após o último ponto, Hoyama se jogou no chão. Logo, os companheiros da seleção o ergueram e o jogaram para o alto. Hoyama então pegou uma bandeira do Brasil e correu em direção à arquibancada para abraçar o pai.

"Tenho que carregar essa bandeira com muito orgulho. Não tenho palavras para dizer a emoção que estou sentindo", falou o atleta. "Vencer em casa foi o máximo. Foi a minha medalha mais significativa. E se não fosse a torcida eu não teria virado o jogo contra o Pablo", completou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS