Pan-americano | GE.net | 26/07/2007 16h04

Com um show na final, Brasil é campeão no futebol feminino

Compartilhe:

Rio de Janeiro (RJ) - Com uma Maracanã lotado, a seleção brasileira garantiu a medalha de ouro no futebol feminino dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro ao vencer os Estados Unidos na decisão desta quinta-feira por 5 a 0, gols de Marta (dois), Cristiane (dois) e Daniela Alves. O título veio com seis vitórias em seis jogos disputados e nenhum gol sofrido.

O destaque individual foi a meia Marta, eleita a melhor jogadora do mundo no final do ano passado, que honrou a camisa dez da seleção com exibições de gala e ainda terminou a competição como artilheira (12 gols), mesmo sem ter participado da estréia.

O Brasil começou pressionando bastante e arriscando alguns chutes a gol, principalmente com Marta e Daniela Alves. Os Estados Unidos, representados pela equipe sub-20, só apareceram na frente pela primeira vez aos 12 minutos, quando Andréia teve de fazer malabarismo para evitar um gol olímpico das rivais.

As brasileiras não se assuntaram e continuavam bem melhor em campo, com Marta conduzindo as jogadas ofensivas. Até que, aos 18 minutos, a lateral Rosana invadiu a área pelo lado esquerda e foi derrubada. Marta cobrou com categoria e abriu o placar.

O time norte-americano não conseguia mostrar poder de reação e raramente trocava passes no campo de ataque. A preocupação principal das visitantes era anular as investidas brasileiras e arriscar nos contragolpes, mas as donas da casa estavam muito bem posicionadas em campo e controlavam as ações do jogo.

O segundo gol veio aos 28 minutos. Após cobrança de escanteio da esquerda, Elaine apareceu no segundo pau para tocar de cabeça em direção ao primeiro, onde Cristiane subiu mais alto que a zagueira para empurrar para as redes.

A seleção verde e amarela voltou acesa para a etapa final e marcou mais um logo aos três minutos, quando Cristiane recebeu lançamento de Marta na intermediária, ganhou na força da adversária e chutou sem chances de defesa para a goleira.

O ritmo seguiu acelerado. Aos 11 minutos, Cristiane aproveitou uma bobeira da zaga para puxar o contra-ataque e encontrar Marta na área. A camisa dez dominou e, contra duas adversárias, foi derrubada. A própria Marta bateu a penalidade e ampliou para 4 a 0.

Só dava Brasil, e outra grande chance de gol veio aos 19 minutos, em nova penalidade assinalada pela arbitragem após toque de mão. Desta vez, porém, a volante Elaine foi para a cobrança e o chute acabou explodindo na trave.

Aos 30, atacante Daniela Alves deixou o dela depois de receber passe de Marta com liberdade na área e fuzilar para as redes. Pouco depois, no lance mais perigoso dos Estados Unidos, a goleira Andréia viu uma cabeçada parar no travessão.

Cansadas, as brasileiras diminuíram um pouco a correria e passaram a tocar mais a bola e brindar o público com dribles curtos. No finalzinho, Kátia Cilene recebeu cruzamento de Pretinha e por pouco não ampliou, mas nem precisava. A festa já estava completa no Maracanã.

O ápice da alegria foi quando o placar eletrônico do estádio mostrou o quadro de medalhas com o Brasil na segunda colocação, à frente de Cuba (35 medalhas de ouro cada um, mas nove pratas a mais para o Brasil). O público foi ao delírio e entoou o tradicional coro "Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor".

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS