Pan-americano | GE.Net | 22/07/2007 16h15

Com briga no fim, Brasil conquista o ouro e vaga em Pequim

Compartilhe:

Rio de Janeiro (RJ) - Foi em grande estilo que a seleção brasileira masculina de handebol conseguiu devolver a derrota para a Argentina sofrida no Mundial da modalidade, este ano. Em partida válida pela final dos Jogos Pan-americanos, o Brasil bateu os eternos rivais por 30 a 22 e conseguiu o bicampeonato na competição.

Além da sonhada medalha de ouro, os brasileiros asseguraram ainda uma vaga nas Olimpíadas de Pequim, no ano que vem. Contando com o apoio da torcida que lotou a quadra no Complexo do Riocentro, a seleção nacional viu uma grande atuação do goleiro Maike e do astro Bruno Souza, artilheiro da partida com nove gols.

Vale lembrar que há quatro anos, o Brasil só conseguiu passar pelos argentinos na prorrogação e por apenas um gol de diferença: 31 a 30. É o segundo Pan que o país consegue fazer uma dobradinha no handebol, já que neste sábado a seleção feminina de handebol deram um show diante de Cuba e conquistou o tri na competição.

Irritados com a derrota, os argentinos ainda provocaram uma briga generalizada final do duelo, logo depois de a torcida brasileira começar a gritar \\\"Olé\\\" a cada passe do time verde-amarelo. Os jogadores das duas equipes chegaram a trocar socos antes da turma do \\\"deixa disso\\\" interferir na confusão.

Quatro jogadores ainda, dois de cada lado, foram afastados antes que os 22 segundos restantes do duelo fossem cumpridos pelos times. Na saída para os vestiários, novo princípio de confusão, com os torcedores brasileiros xingando os argentinos. Para revidar, os jogadores vice-campeões do Pan chegaram a jogar copos d\\\'água e cuspirem nas pessoas, obrigando a polícia agir e levar os atletas para o vestiário.

O jogo - Disposto a não perder a decisão do Pan em casa, o Brasil começou a partida deste domingo com tudo, mas demorou a abrir o placar: o primeiro gol aconteceu somente aos dois minutos, com Renato encobrindo o goleiro rival. Na sequência, o Brasil continuou bem e na metade da primeira etapa vencia por 5 a 2.

À vontade, a seleção brasileira via o goleiro Maike ter grande atuação com excelentes defesas, especialmente em tiros de sete metros, deixando os argentinos sempre distantes no placar. Com isso, o Brasil fechou o primeiro tempo com 11 a 6.

Na volta para o segundo tempo, o Brasil não pôde contar com Bruno Santana e Bruno Souza, que haviam levado uma suspensão na final da etapa anterior. Com isso, o time se desconcentrou e a Argentina ameaçou a encostar em 14 a 10.

Empolgados, os visitantes eram comandados por Bruno Civelli e, faltando 11 minutos para o fim, chegaram a fazer 21 a 19. A reação, no entanto, parou por aí e o Brasil conseguiu acertar sua defesa ao mesmo tempo que encaixava uma boa sequência de ataques: 27 a 19. Com 27 minutos para o fim, o banco de reservas brasileiro já começou a comemorar o título, o que pouco a pouco irritou os argentinos.

O último de duelo viu uma briga generalizada com invasão de alguns torcedores. A confusão culminou com a expulsão por 2 minutos de dois atletas de cada time. Depois de acalmados os ânimos, Brasil e Argentina ainda cumpriram os 22 segundos restantes de partida sem praticamente jogar, fechando o placar em 30 a 22.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS