Pan-americano | Da redação | 15/07/2007 17h54

Cavaleiro de MS conquista bronze no adestramento do Pan

Compartilhe:

Rio de Janeiro (RJ) - O Brasil conquistou, na manhã deste domingo, a medalha de bronze na prova de adestramento por equipe dos Jogos Pan-Americanos, no Centro Nacional de Hipismo, no Complexo Esportivo de Deodoro. De quebra, a equipe formada pelo sul-mato-grossense Rogério Clementino, Renata Costa e Luiza Tavares Almeida garantiu presença nos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim.

Rogério, que participou de seu primeiro Pan-Americano, estava muito emocionado ao final da prova e comemorou a conquista. "Esse resultado nos classifica para Pequim. Estou muito feliz e agradeço a Deus", disse o atleta.

Manuel Almeida Filho, pai de Luiza, e proprietátio do cavalo puro-sangue lusitano Samba, com o qual a atleta competiu, destacou o trabalho de três anos de preparação. "Graças à esse resultado, o Brasil pode mandar um time completo para a Olimpíada", comemorou Manuel, que reconheceu que a equipe competia pelo bronze, sabendo que as duas primeiras posições eram muito difíceis.

Luiza e Clemetino por pouco não participaram do Pan. A primeira substituiu Jorge Pereira por problemas de saúde e o outro assumiu a vaga de Pia Aragão, que teve problemas com a montaria.

O Brasil não ganhava uma medalha na modalidade em Pan-Americanos há 24 anos. A última conquista ocorreu em 1983, em Caracas. A equipe brasileira teve um score total de 64.933, superando os mexicanos, quarto colocados, com 63.533, na última apresentação, de Luiza.

Com score de 68.633, os EUA, com Lauren Sammis, Katherine Poulin-Neff e Christopher Hickey, ficaram com a medalha de ouro, enquanto a equipe canadense (Tom Dvorak, Diane Creech e Andrea Bresee), com 67.250, faturou a prata.

Na competição de adestramento por equipe o mais importante é a sintonia entre o cavalo e seu montador. Os 25 melhores conjuntos (cavaleiro e cavalo) classificados continuam na disputa individual, que tem início amanhã.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS