Pan-americano | GE.net | 24/07/2007 16h16

Brasil supera Canadá e chega à final masculina por equipes

Compartilhe:

Rio de Janeiro (RJ) - A equipe brasileira masculina de tênis de mesa está na final da disputa por equipes dos Jogos Pan-americanos. Nesta terça-feira, Hugo Hoyama, Thiago Monteiro e Guilherme Tsuboi venceram o Canadá nas semifinais por 3 partidas a 1 e se garantiram na decisão pelo ouro do Rio-2007.

O adversário do time verde e amarelo será a Argentina, que passou sufoco para derrotar os Estados Unidos. O time sul-americano chegou a estar à frente ao vencer os dois primeiros jogos de simples, mas permitiu a reação dos adversários, que empataram a disputa por 2 a 2. A vitória só foi conseguida no quinto e último jogo, no inusitado duelo entre os \'chineses\' Song Liu e Han Xiao. No final, o naturalizado argentino Liu bateu Xiao, naturalizado norte-americano. 

A final será realizada a partir das 16 horas desta terça-feira. Se o país conseguir a primeira colocação, Hugo Hoyama entrará para a história, tornando-se o brasileiro com mais ouros pan-americanos conquistados. Por enquanto, o mesatenista possui oito douradas - empatado com o ex-nadador Gustavo Borges.

O Brasil saiu na frente dos adversários graças à vitória de Thiago Monteiro na primeira partida sobre o chinês naturalizado canadense Qiang Shen. O mesatenista nacional teve certa dificuldade no começo da partida, mas conseguiu triunfo por 3 sets a 0, com parciais de 11/7, 11/9 e 11/3.

Na seqüência, o experiente Hugo Hoyama, de 37 anos, bem que tentou, mas não passou pelo canadense Pradeenban Peter-Paul. O representante da América do Norte conseguiu passar pelo brasileiro por 3 sets a 2 (6/11, 13/11, 13/11, 8/11 e 11/7) e igualou o confronto.

O duelo de duplas serviu para conter a reação canadense. Os anfitriões Thiago Monteiro e Gustavo Tsuboi passaram pela parceria de Qiang Shen e Pierre-Luc Hinse por 3 a 0, parciais de 11/9, 11/6 e 11/7 e recolocaram o país perto da vaga.

A vitória que sacramentou a classificação brasileira saiu das mãos de Hoyama. Embora tenha perdido a sua primeira partida, o veterano passou por Hinse por 3 sets a 0, com 14/12, 11/3 e 11/6, e garantiu a equipe masculina na briga pelo ouro pan-americano.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS