Orientação | Com Sesc | 09/06/2020 09h04

Sesc disponibiliza dicas de treino para realizar em casa

Compartilhe:

Enquanto dura a quarentena, em que é preciso ficar em isolamento domiciliar, em especial o público da terceira idade, manter uma alimentação saudável e o corpo ativo é uma das premissas para estar saudável e deixar o sistema imunológico combativo. Por isso, o Sesc Camillo Boni preparou uma seleção de atividades que priorizam a força muscular, estabilidade e mobilidade.

Grupos sedentários e com imunidade abalada são os mais atingidos pelas formas graves da COVID-19, que acometem com mais frequência pessoas com obesidade e que tenham doenças crônicas como hipertensão, diabetes e cardiovasculares. “O envelhecimento saudável é primordial para manter a funcionalidade e permitir o bem-estar do idoso, neste momento especial de recolhimento domiciliar, estar ativo é primordial para a saúde física, mental e emocional. Principalmente quando se trata dos idosos, por ser considerados grupo de risco por possuírem doenças associadas à idade como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e alterações cognitivas”, diz assessor de esporte e recreação do Sesc, José Carlos Rigo.

O analista de esporte e recreação do Sesc Camillo Boni, Carlos Kokubum, acrescenta que manter-se ativo na terceira idade é importante não só durante a recolhimento domiciliar. “As atividades físicas para idosos auxiliam em uma melhora na qualidade de vida, previnem males como a osteoporose, depressão, doenças cardíacas, diabetes. Além de melhorar a saúde cardiovascular e respiratória ainda como destaque temos a atividade física como fundamental para melhorar o sistema imunológico”.

Enquanto estão em recolhimento domiciliar, a internet e redes sociais são bons parceiros para a prática de exercícios, uma vez que academias, estúdios e profissionais de Educação Física têm disponibilizado vídeos online voltados para o público acima de 60 anos, com exercícios caseiros. “Mas devemos ressaltar que antes de seguir um vídeo deve estar seguro que o responsável pela produção do vídeo seja um profissional certificado”, alerta José Carlos Rigo. No canal do Sesc MS, do Youtube, há vários vídeos com exercícios.

Uma recomendação importante, é que os iniciantes tenham orientação e foquem em exercícios mais simples. Outro cuidado é observar se o ambiente é seguro, não tendo tapetes ou áreas escorregadias.

Confira a seleção de exercícios preparada pelos educadores físicos do Sesc Camillo Boni:

1) Sentar e levantar da cadeira: pés afastados na largura do quadril, sente-se devagar contraindo bem a região abdominal para estabilizar a coluna, ao levantar-se concentre sua força nas coxas e não nos joelhos

2) Extensão de joelhos unilateral: sentado na cadeira, estenda o joelho lentamente e pare antes de chegar no ponto máximo de extensão do joelho, ou seja, você não estenderá todo o joelho. Volte a posição inicial lentamente.

3) Abdução de quadril em pé: na posição em pé, você afastará a perna até o ponto onde seu quadril permitir, sem mexer o tronco

4) Extensão de quadril em pé: na posição em pé, você irá estender sua perna para trás, sem flexionar o joelho, até o ponto onde seu quadril e coluna lombar permitir

5) Panturrilha em pé: na posição em pé, você irá subir e descer na ponta dos pés, de preferência apoiando -se em uma cadeira

6) Apoio na parede: seu corpo afastado um passo da parede, apoie suas mãos na parede afastadas na largura dos ombros e faça uma flexão e extensão de cotovelos.

7) Elevação frontal de ombros com toalha: BRAÇOS estendidos a frente do corpo segurando uma toalha, você levantará os braços até acima da cabeça.

8) Flexão de quadril em pé: na posição em pé, você elevará o joelho flexionado até a altura do quadril, trabalhando a estabilidade e equilíbrio

9) Elevação lateral de braços: em pé, braços ao longo corpo, palma das mãos voltadas para frente, você elevará seus braços estendidos até a altura dos ombros.

10) Mobilidade de tornozelo com apoio na parede: coloque uma perna a frente e outra para trás, apoiando as mãos na parede, você jogar a seu corpoa frente sem tirar o calcanhar do chão.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS