Orientação | Da Assessoria | 12/05/2020 10h29

Método traz benefícios para atletas que estão se exercitando em casa

Compartilhe:

Em tempos de isolamento social, medida recomendada pelas autoridades de saúde para frear a disseminação do COVID-19, os treinamentos de corredores e atletas estão passando por adaptações, e um novo método tem trazido muitos benefícios. Trata-se do MAF (Maximum Aerobic Function), em português Função Aeróbica Máxima, que se concentra em melhorar a função do sistema aeróbico, “motor” de queima de gordura responsável por abastecer todas as necessidades do corpo. “O MAF tem como objetivo aumentar o condicionamento do praticante sem gerar altos níveis de estresse para o organismo”, explica Reynaldo Sena, corredor e comunicador da prova Bonito 21K.

Treinos de alta intensidade proporcionam atingir níveis de condicionamento físico mais rápido, mas podem causar sobrecarga no corpo. Por isso, um dos objetivos do MAF é atingir o pico de performance minimizando o risco de lesões e fadiga excessiva. O método é focado em trabalhar numa zona de frequência cardíaca chamada de aeróbica, onde a maior parte da energia usada é proveniente da gordura corporal. Por ser feito em intensidade mais baixa, o atleta pode realizar o treino mais vezes na semana e por mais tempo em cada sessão de treino.

O MAF pode ser usado por atletas de qualquer modalidade, já que o objetivo do treino é a melhora do condicionamento cardiorrespiratório. “Esse método não precisa ser aplicado somente na corrida, e é uma ótima alternativa para realizar treinamentos em casa. O atleta pode realizar exercícios funcionais, praticar lutas, pular corda, correr em esteira. O único ponto essencial é manter-se dentro da frequência cardíaca alvo, que varia de indivíduo pra indivíduo”, completa Reynaldo.

O educador físico e diretor técnico da prova Bonito 21K André Milani afirma que tem indicado esse método para que seus alunos façam exercícios em casa, minimizando a perda de condicionamento físico durante esses dias de quarentena. “Manter a prática de exercícios é importante para que, no retorno aos treinamentos, os atletas não estejam muito distantes do nível de antes”, completa. A meta agora é manter a preparação física para a meia-maratona Bonito 21K, que por ser realizada somente em dezembro, mantém seu calendário confirmado.

Serviço: A 6ª edição da Bonito 21K será realizada entre os dias 04 e 06 de dezembro. A realização é do Sesc de Mato Grosso do Sul e da H2O Ecoturismo. Mais informações pelo Instagram: @bonito21k.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS