Orientação | Da Assessoria | 10/06/2020 10h43

Exercícios em casa sem supervisão podem representar riscos à saúde

Compartilhe:

A adesão ao isolamento social por conta da pandemia de coronavírus mudou a rotina de muitas pessoas que, para se manterem ativas, passaram a praticar exercícios em casa. O hábito é uma excelente opção para manter a saúde física, mas também a mental em tempos desafiadores. No entanto, quando a prática é feita fora do ambiente convencional e longe do acompanhamento de um profissional, podem ocorrer algumas lesões musculares.

O espaço em frente à TV se tornou academia; a escadaria da casa ou do prédio passou a substituir a corridinha ou pedal na rua, a corda entrou no lugar da esteira. Estas substituições podem acarretar em consequências negativas. Em atividades como pular corda e subir escada, por exemplo, o calcanhar não toca o chão, levando a uma sobrecarga do tendão de Aquiles e da panturrilha.

Diante do aumento das lesões neste período de isolamento social e dos desafios da quarentena, que impedem as consultas médicas presenciais, tratamentos inovadores surgem para auxiliar o quadro. Entre eles, destaca-se a LEDterapia para acelerar a recuperação muscular, bem como promover o alívio da dor sem medicação.

O dispositivo de uso domiciliar único no mercado que contém essa tecnologia é o Sportllux; uma manta revestida por luzes de LED. Através do procedimento de fotobiomodulação, ela emite ondas de luz de baixa freqüência (vermelha e infravermelha) penetrando diretamente no tecido muscular, o que promove alívio de dores, estimulando a microcirculação da área exposta, além de ter ação analgésica e anti-inflamatória. Para um efeito proveitoso, deve ser usado 20 minutos pós-treino. Além da recovery muscular, o tratamento com LEDterapia tem ação benéfica para o pré-treino, pois é capaz de remover o ácido lático rapidamente, permitindo o aumento da performance durante as atividades físicas, podendo ser usado com sessões de 10 minutos.

O angiologista e cirurgião vascular Dr. Álvaro Pereira afirma que quando ocorre a interação da luz LED com os tecidos do corpo há um aumento de ATP (energia) mitocondrial e óxido nítrico. “O ATP auxilia na contração muscular e atua no reparo tecidual das lesões em nervos periféricos, além de aliviar a dor e atrasar o aparecimento da fadiga muscular, podendo ainda ter uma ação protetora sobre o desenvolvimento de dores crônicas e aguda”, conclui o médico.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS