Orientação | Da Assessoria | 07/07/2020 09h32

Especialistas orientam corredores a como se exercitarem em casa

Compartilhe:

Em tempos de isolamento social, medida recomendada pelas autoridades de saúde para frear a disseminação do COVID-19, a preparação de corredores para provas como a Bonito 21K teve que se adaptar. Como a recomendação para o momento é não sair de casa, até mesmo para a realização de práticas ao ar livre, os exercícios indoor – feitos dentro de casa – foram a alternativa encontrada. “Tenho indicado uma série de exercícios para que meus alunos executem em casa, para minimizar a perda de condicionamento físico durante esses dias de quarentena”, explica André Milani, diretor técnico da Bonito 21K.

Segundo Milani, manter a prática de exercícios é importante para que, no retorno aos treinamentos, os atletas não estejam muito distantes do nível de antes. “Quem tem uma esteira pode treinar de maneira mais semelhante ao normal, porém não tendo é possível utilizar o treinamento dos grupos musculares utilizados na corrida para que se mantenham fortes, e utilizar treinamentos funcionais para preservar o condicionamento aeróbico”, completa.

O médico do exercício e esporte Renô Dória ressalta que a manutenção da atividade física é de extrema importância, porém os exercícios devem ser adaptados de acordo com a faixa etária, estado físico e disponibilidade. O médico explica que os exercícios educativos próprios para corrida são fundamentais para recrutamento dos grupamentos musculares, o que pode melhorar a biomecânica do gesto esportivo e consequentemente a performance. Mas recomenda também alguns cuidados: “Deve-se ter o cuidado de fazer um aquecimento antes do treinamento, utilizando a musculatura que será exercitada na sequência do dia e um alongamento leve logo após”.

A corredora Tati Bergamo é uma das que não parou com os exercícios, e tem se adaptado para realizar práticas indoor e motivar seus seguidores no Instagram. “A Bonito 21K se tornou agora a grande estrela do meu ano, uma luz no fim do túnel em meio a tantas provas canceladas e adiadas. É por ela e por mim, primeiramente por minha saúde e depois por essa meta, que eu continuo correndo, e dessa forma espero continuar motivando as pessoas a não pararem de treinar nesse momento e muito menos desistirem de suas metas”, afirma Tati.

Serviço: A 6ª edição da Bonito 21K será realizada entre os dias 04 e 06 de dezembro. A realização é do Sesc de Mato Grosso do Sul e da H2O Ecoturismo. Mais informações pelo Instagram: @bonito21k.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS