Olimpíadas | Máquina do Esporte | 23/07/2020 10h51

Tóquio vive incerteza com pandemia, a um ano das Olimpíadas

Compartilhe:

Esta quinta-feira (23) marca o início da contagem de um ano para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que começará em 23 de julho de 2021. Mas, apesar do adiamento do evento e da insistência do Comitê Olímpico Internacional (COI) e do Comitê Organizador de Tóquio em promover a normalidade, o evento ainda convive com as incertezas provocadas pelo Covid-19, ainda sem uma vacina prevista em curto prazo.

No fim de junho, uma pesquisa realizada pela agência japonesa de notícias Kyodo revelou que o ânimo do país não é dos mais positivos em relação à realização dos Jogos Olímpicos na maior cidade do país. Mais precisamente, apenas 15% dos moradores de Tóquio querem a manutenção do evento completo, contra 27% que preferem o cancelamento, 24% que esperam um novo adiamento e 31% que almejam um evento reduzido.

O clima de insegurança forçou uma resposta mais enfática do COI. Na última terça-feira (21), em entrevista à própria agência Kyodo, um membro do COI, Dick Pound, teve que garantir a realização dos Jogos. Para o dirigente, existe a possibilidade de veto a torcedores de alguns países, mas não há chance de adiamento ou até mesmo um evento sem a presença de público.

Nesta quarta-feira (22), no entanto, o presidente do Comitê Organizador dos Jogos, Yoshiro Mori, declarou ao canal NHK que, na atual circunstância, seria impossível a realização do evento em Tóquio. O dirigente pôde apenas se mostrar otimista pela melhora da situação e pela distribuição de uma vacina antes de julho de 2021. "Seria impossível responder a todas as questões agora. Mas acho que essa situação não vai durar outro ano", afirmou.

Por ora, o COI continua trabalhando com as datas atuais (de 23 de julho a 8 de agosto de 2021). A entidade, inclusive, tem fechado novos acordos. Nesta quarta-feira (22), por exemplo, renovou com a Procter & Gamble, com um contrato que será válido até os Jogos de 2028, em Los Angeles.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS