Olimpíadas | Terra | 10/03/2008 17h53

Rio ganha novo 'aliado' na luta pelos Jogos Olímpicos de 2016

Compartilhe:

Rio de Janeiro (RJ) - O Rio de Janeiro ganhou um aliado na candidatura à sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Teve início hoje, na capital carioca, o Seminário de Transferência de Conhecimento do Rio 2007, em referência aos Jogos Pan-Americanos e os Parapan-americanos do ano passado.

O seminário, que internacionalmente é conhecido como Debriefing, tem por objetivo expor a experiência adquirida com a realização do Pan e do Parapan de 2007, aportando esse conhecimento para o dia-a-dia das entidades esportivas e a organização de eventos.

O encontro segue o modelo adotado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) em relação aos Jogos Olímpicos. Esta é a primeira vez que o Debriefing é realizado na história dos Jogos Pan-Americanos.

Até sábado, Confederações Brasileiras Olímpicas e Pan-Americanas, Comitê Paraolímpico Brasileiro e Comitês Organizadores de eventos multiesportivos, sobretudo nas Américas, conhecerão de perto todos os detalhes que envolveram a organização do Pan e do Parapan.

"Este é um compromisso do Rio 2007, que é replicar a outros países o conhecimento adquirido na organização do evento", disse Carlos Roberto Osório, secretário geral dos Jogos do ano passado.

"Este seminário é o fechamento dos Jogos e permitirá perpetuar o conhecimento que o Rio 2007 deixou para o esporte do Brasil e do mundo. É uma demonstração de maturidade e planejamento para conquistarmos a sede dos Jogos Olímpicos de 2016", disse o ministro do Esporte, Orlando Silva, na abertura do evento.

Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador Rio 2007 (CO-Rio) e presidente do Comitê de Candidatura Rio 2016, considera o seminário uma grande oportunidade para aperfeiçoar a organização dos próximos eventos multiesportivos.

"Os Jogos Pan-Americanos e Parapan-americanos Rio 2007 deixaram lições importantíssimas para o futuro do esporte do Brasil e das Américas. Seguindo a iniciativa adotada pelo COI a partir de Atenas 2004, este seminário visa a estender o conhecimento adquirido num evento grandioso e complexo como foi o Rio 2007", justificou Nuzman, que também preside o Comitê Olímpico Brasileiro (COI).

Cinco Comitês Organizadores de Jogos participam do Debriefing Rio 2007: Jogos Pan-Americanos Guadalajara 2011 (México), Jogos Centro-americanos e do Caribe Mayagüez 2010 (Porto Rico), Jogos Sul-americanos Medellín 2010 (Colômbia), Jogos Bolivarianos Sucre 2009 (Bolívia) e Jogos da Comunidade Britânica Nova Deli 2010 (índia).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS