Olimpíadas | Gazeta Esportiva.Net | 22/08/2008 04h04

Ricardo e Emanuel massacram Geor e Gia e conquistam bronze

Compartilhe:

Pequim (China) - Ricardo e Emanuel são a dupla de ouro do vôlei de praia brasileiro, não em Pequim. Embora tenham vencido seu último compromisso em areias chinesas, os campeões em Atenas-2004 terminaram sua parcipação olímpica com o bronze, depois de bater os brasileiros naturalizados georgianos, Jorge e Renatão, conhecidos como e dupla Geor/Gia.

Após a inesperada derrota na semifinal para os compatriotas Márcio e Fábio Luiz, que garantiram o direito de disputar o ouro, Ricardo e Emanuel voltaram a apresentar o que têm de melhor no vôlei de praia e derrotaram por 2 sets a 0, parciais de 21/15 e 21/10, os 'georgileiros', que chagaram a Pequim desacreditados e vêem o quarto lugar como lucro.

Com o triunfo, Ricardo completou um pódio em sua galeria de conquistas olímpicas. Isso porque nos Jogos de Atenas, em 2004, ele foi medalhista de ouro ao lado de Emanuel e em Sydney-2000, faturou a prata com Zé Marco. Por sua vez, o paranaense Emanuel, considerado o melhor jogador da década de 1990, subirá ao pódio pela segunda vez em Olimpíadas, embora tenha participado de todas as edições em que o vôlei de praia esteve presente. A modalidade estreou nos Jogos de Atlanta, em 1996.

O jogo - Esquecendo a derrota para Márcio e Fábio Luiz, Ricardo e Emanuel não tomaram conhecimento de Jorge e Renatão, que até tentaram manter o equilíbrio no início do primeiro set, em vão. Geor/Gia fez o primeiro ponto, mas Ricardo e Emanuel passaram à frente quando os adversários cometeram dois erros, deixando o placar em 6 a 3.

Mostrando o que têm de melhor, os campeões olímpicos de Atenas-2004 não deixaram o ritmo cair e nem tiveram dificuldade para confirmar os ataques e se distanciarem ainda mais no marcador (11 a 7). Já os georgianos estavam mais ansiosos e com menos volume de jogo, o que permitiu aos brasileiros abrir uma confortável vantagem de cinco pontos, 16 a 11.

Embora vencendo com facilidade, os campeões olímpicos estavam um pouco desanimados, fato que não interferiu no rendimento do jogo, já que permaneceram liderando (19 a 13). Com esta vantagem, os brasileiros confirmaram o favoritismo e fecharam o set em 21 a 15.

Embalados pelo triunfo no primeiro set, Ricardo e Emanuel começaram a segunda parcial com uma intensidade ainda maior: o saque entrou melhor, Ricardo passou a bloquear e os adversários não tiveram saída. O resultado foi a vantagem de 7 a 2.

Por outro lado, Jorge e Renatão ficaram mais nervosos, gerando mais erros que implicaram um aumento na vantagem dos brasileiros, que chegaram a ter 10 a 3 no placar.

Sem tomar conhecimento da dupla que estava do outro lado da quadra, Ricardo e Emanuel permaneceram impecáveis na parcial, mesmo com os adversários sacando forte para tentar recuperar os pontos perdidos. Dessa forma, o segundo e último set foi fechado com muita facilidade por 21 a 10.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS