Olimpíadas | Olimpíada Todo Dia | 27/10/2020 09h34

Governo japonês quer vacinar população para conter vírus no Jogos

Compartilhe:

O governo do Japão pretende vacinar a população no 1º semestre de 2021. O primeiro-ministro, Yoshihide Suga, afirmou que o país garantirá vacinas contra Covid-19 suficientes para os japoneses, diminuindo possível “propagação explosiva” do coronavírus durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

“Vamos prevenir absolutamente a propagação explosiva de infecções e proteger a vida e a saúde das pessoas, e retomar as atividades sociais e econômicas para reativar a economia,” declarou Suga, de acordo com a “Kyodo News“.

A força-tarefa de contramedidas contra o coronavírus formada por funcionários do governo japonês e dos Jogos está avaliando cenários e medidas que permitam a realização da Olimpíada. Antes do final do ano deverão ser anunciadas as políticas de combate ao vírus, além das vacinas.

Universo olímpico
O presidente do COI, Thomas Bach, deve visitar o Japão no próximo mês para se encontrar com Suga.

Bach, por sinal, declarou que o COI e o governo japonês não barrarão atletas nos Jogos, independentemente da situação da pandemia de Covid-19 no país de onde são, de acordo com a agência de notícias alemã “DPA”.

O presidente do COI utilizou sua conta no Instagram para deixar claro que a entidade e as autoridades japonesas estão preparando contramedidas para os Jogos, adiados para julho de 2021.

“Os atletas não são responsáveis pela situação da pandemia em seus países. Se testarem negativo e respeitarem as orientações, daremos a eles a chance de competir nos Jogos Olímpicos”, afirmou Thomas Bach.

Chama olímpica
De acordo com a “Kyodo News”, a chama olímpica estará a disposição pública em 14 regiões do Japão a partir do dia 14 de novembro, quatro meses antes do início do revezamento da tocha, em março.

A chama será exposta inicialmente em Ishikawa, na região central do Japão no dia 7 de novembro, antes de ficar em alguns locais distantes da rota do revezamento.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS