Olimpíadas | Da redação | 10/12/2008 17h17

Governo faz reunião para definir garantias para Rio - 2016

Compartilhe:

O governo federal define hoje (10) as garantias governamentais para a candidatura do Rio de Janeiro aos Jogos Olímpicos de 2016. O ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., se reuniu pela manhã com o Comitê de Gestão das Ações Governamentais para a Candidatura Rio 2016 para definir o projeto que será apresentado ao Comitê Olímpico Internacional (COI) em fevereiro de 2009.

Das 52 garantias exigidas pelo COI para a realização de uma olimpíada, 34 são de responsabilidade do governo federal. "Hoje é uma reunião decisiva, porque vamos aprovar item a item do projeto, que possui 17 temas. Além disso, decidiremos como deverá ser a governança e a estrutura do Comitê Organizador dos Jogos, incluindo o setor público, o privado e os três níveis de governo", explicou Orlando Silva.

O ministro garantiu que o Rio de Janeiro possui condições de sediar as olimpíadas e tem boas chances na disputa. "Nós estamos tentando apresentar a candidatura mais consistente, mostrando viabilidade do projeto e, principalmente, a sustentabilidade, para que depois da realização dos Jogos Olímpicos não tenhamos nenhum elefante branco e todas as instalações sejam bem utilizadas", explicou.

Ao final do encontro desta quarta-feira, o comitê vai referendar o dossiê que será entregue ao COI. O Rio concorre a sede dos Jogos Olímpicos de 2016 com Tóquio (Japão), Madri (Espanha) e Chicago (EUA). A escolha da cidade-sede acontecerá no dia 2 de outubro em Copenhague, na Dinamarca.
 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS