Olimpíadas | Da redação | 10/03/2016 13h26

Dourados se prepara para receber a Tocha Olímpica

Compartilhe:

Já está definida a data para a celebração da Tocha Olímpica em Dourados. Será a noite do dia 26 de junho, um domingo. A Tocha chega na cidade à tarde, pernoita com uma série de eventos, percorre parte da cidade na segunda-feira pela manhã e então segue em direção à Presidente Prudente (SP), a próxima cidade celebração.

Os comitês Local e Regional trabalham na definição final das atividades culturais que vão acontecer na Praça Antônio João. A expectativa é de que a cidade receba milhares de turistas regionais. Haverá inclusive atração musical nacional. Reuniões são feitas regulamente na cidade sobre organização, segurança e traçado de passagem da Tocha.

A Tocha chega no Estado no dia 25, em Campo Grande, por avião, proveniente de Cuiabá. Depois de pernoitar na capital segue por terra para Dourados no dia seguinte, passando por Sidrolândia, Maracaju, Rio Brilhante e Itaporã.

Depois de pernoitar em Dourados na noite do dia 26, a Tocha segue um itinerário de deslocamento já definido por dentro da cidade e então toma a direção de Nova Andradina, passando também por Bataguassu e rumando a Presidente Prudente para pernoite. De lá a Tocha segue em direção ao sul do Brasil.

Em Dourados a celebração tem início previsto para às 16h, com a abertura oficial do evento. A chegada da Tocha está prevista para acontecer entre 18h e 19h. O protocolo para o recebimento da chama no palco demora em torno de 30 minutos. A previsão de encerramento das atividades da celebração é para às 21h.

O revezamento começa no dia 03 de maio, em Brasília, onde a Tocha desembarca vinda da Grécia, onde é acesa na Pira Olímpica. Termina no dia 05 de agosto na cidade do Rio de Janeiro, onde acontece a disputa dos jogos olímpicos até o dia 21 de agosto, com participação de 10.500 atletas de 206 países. Em 17 dias serão disputadas 306 provas com medalhas.

Dourados é uma das 83 cidades do Brasil chamadas “Cidades Celebração”. São cidades onde será feito o fim do revezamento a cada dia, com um grande evento.

A previsão é de que a tocha olímpica percorra em Dourados entre 13 e 15 quilômetros de ruas na área central e bairros. O traçado foi definido a partir de um estudo feito em conjunto entre o Comitê Local, do qual a Prefeitura faz parte, e o comitê regional e Nacional.

A seleção das pessoas que conduzirão a tocha foi feita pelos patrocinadores oficiais do Revezamento, Coca-Cola, Nissan e Bradesco. Cada condutor correrá com a tocha por um percurso de cerca de 200 metros.

O prefeito Murilo cobra sempre atenção especial sempre do Comitê Local para que Dourados seja uma das cidades celebrações mais bonitas na rota de revezamento da Tocha. A Prefeitura desenvolverá eventos concomitantes para marcar de maneira especial o evento.

Dourados foi escolhida pelo Comitê Organizador para ser uma cidade celebração por causa de sua excelente logística e condição de polo regional. Foi avaliado também o desenvolvimento da cidade e a capacidade da administração pública de dar suporte às ações para a passagem da tocha. Nesse contexto, o trabalho e a seriedade da administração do prefeito Murilo teve papel fundamental na escolha da cidade.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS