Olimpíadas | EFE | 13/09/2007 16h00

Dirigente espanhola descarta Rio para receber Jogos de 2016

Compartilhe:

Madri (Espanha) - A espanhola Mercedes Coghen, à frente da delegação da candidatura de Madri para sediar os Jogos Olímpicos de 2016, afirmou nesta quinta-feira que este não é o momento de o Rio de Janeiro sediar a competição.

"O Rio defende que já é hora de os Jogos serem na América do Sul, um argumento forte e válido e que é o desejo do Comitê Olímpico Internacional (COI), com seu espírito universal. Mas pelo que vivi nos Jogos Pan-americanos e agora no Mundial de judô, com problemas de transporte e outros detalhes, acho que não é o momento", disse.

A dirigente fez estas declarações um dia antes de o COI anunciar o nome de todas as cidades candidatas - além do Rio e a capital espanhola, deverão concorrer Chicago, Tóquio, Praga (República Checa), Doha (Catar) e Baku (Azerbaidjão).

Para Coghen, o Rio de Janeiro pode ser sede dos Jogos pelo seu empenho e dedicação à candidatura, mas não em 2016.

A dirigente espanhola também descartou a proposta apresentada pelo mexicano Mario Vázquez Raña, presidente da Organização Desportiva Pan-americana (Odepa), que sugeriu durante o Pan que Madri e Rio não fossem rivais na disputa para sediar os Jogos.

"Posso entender a proposta porque ele é daquele continente, mas tem sangue espanhol e proximidade com a Espanha. Mas esta é uma competição em que um país decide participar porque acredita que tem chances", afirmou.

Segundo a espanhola, Chicago aparece como forte candidata na disputa por já ter garantido o dinheiro à candidatura e ser uma cidade moderna.

Ela disse ainda que, na falta de um argumento positivo até a data da escolha, Tóquio alegará que a Europa já sediou a competição diversas vezes, além de oferecer toda a tecnologia a favor do esporte.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS