Olimpíadas | Terra Esportes | 30/12/2007 09h50

Diferente do Brasil, China realiza cursos para 'ensinar a torcer'

Compartilhe:

Pequim (China) - O governo chinês está organizando cursos para ensinar a população do país a torcer durante os Jogos Olímpicos de Pequim, que se realizam em 2008.

No curso, voluntários aprendem sobre elementos associados à torcida, como o momento apropriado para se bater palmas, e a importância de um comportamento civilizado.

A iniciativa faz parte de uma campanha mais ampla organizada pelo governo para promover a educação dos anfitriões durante a competição.

A campanha também está estimulando a chineses a abandonar hábitos como pular filas ou jogar lixo no chão.

Perfeição - Para as autoridades de Pequim, a Olimpíada será um momento importante para reforçar a posição da China como um dos países mais importantes no cenário internacional.

Por isso, elas têm a preocupação de que tudo seja perfeito - até mesmo os aplausos e os cantos da torcida.

Cerca de 20 tipos de gritos de incentivo já foram aprovados pelas autoridades chinesas para uso pelos torcedores durante a Olimpíada, que começa em 8 de agosto.

Uma preocupação do governo chinês é evitar, nos Jogos Olímpicos, eventos como os ocorridos durante a Copa da Ásia de 2004.

Na ocasião, depois da derrota da seleção chinesa para o Japão, torcedores foram às ruas protestar, queimando bandeiras japonesas e gritando obscenidades.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS