Olimpíadas | Gazeta Esportiva.Net | 29/07/2008 16h16

Chuva e vento dissipam a poluição que cobria o céu de Pequim

Compartilhe:

Pequim (China) - A chegada de uma fina chuva e de ventos na cidade de Pequim dissipou a espessa névoa de poluição que cobria o céu da capital chinesa. Nesta terça-feira, as autoridades do país das Olimpíadas ficaram mais otimistas em relação à luta contra a má qualidade do ar da cidade.

"Hoje (terça-feira), sente-se um ar melhor. Espero que esta tendência permaneça no futuro", falou o vice-diretor do Centro de Proteção Ambiental de Pequim, Du Shaozhong, em uma coletiva de imprensa na capital. Shaozhong disse, ainda, que, durante as últimas 24 horas, os ventos triplicaram e os índices de poluição diminuíram.

Contrariando o que o grupo ecologista Greenpeace divulgou nessa segunda-feira, Shaozhong disse que o mês de julho contou com 25 dias de 'ar limpo' e que as \'nuvens e a névoa não são poluição\'. "Desde 1º de julho, todas as emissões contaminadoras foram reduzidas entre 15 e 20%", apontou.

Por sua vez, o vice-diretor confirmou que, caso haja risco à saúde dos atletas, existe um plano de emergência a ser implantado. "Se não conseguirmos atingir uma qualidade do ar ideal para os Jogos, implantaremos mais medidas, que serão similares às que já foram tomadas, mas em uma escala mais ampla", garantiu.

Uma das medidas mais eficazes para o combate à poluição em Pequim foi a retirada de um milhão dos 3,3 milhões de automóveis que andam pelas ruas da cidade. Além disso, foram fechadas mais de uma centena de fábricas da capital e da região.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS