Olimpíadas | Gazeta Esportiva.Net | 01/09/2008 14h09

Cavalo de Rodrigo Pessoa dá positivo no antidoping na China

Compartilhe:

Paris (França) - Depois do cavalo de Bernardo Alves, mais um eqüino montado por um brasileiro nos Jogos Olímpicos de Pequim foi pego no antidoping. Trata-se de Rufus, de Rodrigo Pessoa, cujo resultado positivo para uma substância que provoca hipersensibilidade foi confirmado nesta segunda-feira pela Federação Eqüestre Internacional (FEI).

Campeão olímpico em Atenas-2004 na prova dos saltos individual, em que se aproveitou justamente do doping do cavalo do vencedor, o irlandês Cian O´Connor, Pessoa agora se viu em situação delicada, embora não perderá uma medalha, uma vez que terminou sua participação na China com o quinto lugar, no que acabou sendo o melhor desempenho de um representante nacional na modalidade.

Nesta segunda, a FEI informou ainda que a contraprova do exame de Rufus, que já havia formado com o atleta o conjunto vice-campeão pan-americano no ano passado, está marcada para esta terça-feira. A substância encontrada no exame é uma variante da capsaicina, conhecida por ser um agente que provoca hipersensibilidade no animal e que já havia determinado o doping de Chupa Chup, eqüino que impediu Bernardo Alves de disputar a final dos saltos Pequim.

O anúncio do flagrante no antidoping envolvendo Pessoa é o quinto somente em relação aos cavalos que participaram de competições na última edição dos Jogos Olímpicos. Anteriormente, além do animal de Alves, também haviam sido pegos o do alemão Christian Ahlmann, o do irlandês Denis Lynch e o do norueguês Tony Andre Hanse, sendo que este acabou perdendo a medalha de bronze justamente em função do exame positivo.

Como se não bastasse, ainda houve um caso de substância irregular no adestramento, em que Mythilus, montado pela norte-americana Courtney King, teve seu nome incluído na lista dos dopados.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS