Olimpíadas | Divulgação | 11/02/2006 13h18

Brasileiro espera vencer competição da rabeira no esqui

Compartilhe:

O esquiador brasileiro Nikolai Hentsch estréia neste domingo na modalidade downhill do esqui alpino nos Jogos Olímpicos de Inverno com o objetivo de vencer a \"minicompetição\" dos últimos colocados. A competição, em Turim, tem seu primeiro dia de jogos neste sábado.

\"Olhando os austríacos e os norte-americanos dá para notar que uma corrida completamente diferente. Estarei obviamente brigando no final da fila, os últimos dez esquiadores têm uma competição própria\", disse o brasileiro. \"É óbvio que nós não estamos nem perto do nível dos atletas que vieram aqui para ganhar medalhas. Eles tem pelo menos quinze anos de experiência\".

A primeira prova do brasileiro está marcada para começar às 9h (Brasília). Além do downhill, Nikolai irá competir ainda no slalom gigante, slalom super gigante e combinado, todas modalidades do esqui alpino.

O resultado final de sua participação no evento não é o que mais importa ao brasileiro, que passou por uma cirurgia no quadril recentemente, teve um problema parecido com o do tenista Gustavo Kuerten.

\"Para mim apenas estar aqui foi uma verdadeira briga porque depois dos Jogos de Salt Lake City eu sofri uma queda feia e tive que reconstruir o quadril em 2004. Os médicos me disseram que eu nuca mais iria competir. Provei que eles estavam errados e isso é muito gratificante\".

Nikolai é treinado pelo ex-corredor britânico David Mansfield, que mal conhece o Brasil já que os treinos são normalmente realizados na Argentina ou no Chile. Sua primeira aparição nos Jogos de Inverno foi em 2002 quando competiu apenas no slalom gigante.

Grande Mistura
Filho de uma brasileira com um suíço, Nikolai foi criado na Suíça, onde mora atualmente, e começou a praticar o esqui logo aos dois anos de idade. Sua mãe mora no Rio de Janeiro. Se dizendo uma \"grande mistura\", o brasileiro fala fluentemente três línguas, português, alemão e inglês.

\"Eu chamo muita a atenção porque a mídia acha isso engraçado. Quando você pensa em Brasil, é só samba e futebol, nunca esqui\", completa.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS