Olimpíadas | Globo.com | 11/01/2008 11h57

Brasil entrega projeto do sonho olímpico nesta sexta na Suíça

Compartilhe:

Rio de Janeiro (RJ) - Depois de apresentar o projeto para os brasileiros na última terça-feira, o Rio de Janeiro entregou nesta sexta-feira o questionário de aspiração de candidatura do Rio à sede dos Jogos Olímpicos de 2016, em cerimônia realizada em Lausanne, na Suíça. Ao lado de outras seis cidades, o Rio deu início oficialmente à corrida pelo sonho olímpico.

A cerimônia contou com a presença do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e do Comitê de Candidatura Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, do Secretário de Esportes do Estado do Rio, Eduardo Paes e do Secretário Geral do Comitê de Candidatura Rio 2016, Carlos Roberto Osório, entre outros.

Em junho, será divulgado pelo Comitê Olímpico Internacional o primeiro corte das cidades candidatas. Para fevereiro de 2009, está marcada a entrega do dossiê de candidatura e, abril e maio, serão os meses para visita da comissão de avaliação do COI às cidades candidatas. Finalmente, no dia 2 de outubro de 2009, será realizada a eleição da cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016, em Copenhaguen, na Dinamarca.

A estimativa preliminar de custos com obras esportivas é de US$ 508 milhões. Esse dinheiro será gasto em reforma de instalações já existentes, construção das novas e montagem das temporárias, tirando locais de futebol. Os gastos serão divididos entre os três poderes: Federal, Estadual e Municipal.

O transporte é uma das grandes preocupações do Rio na disputa para sediar as Olimpíadas de 2016. Já pensando nesse possível ponto negativo para a cidade brasileira, o comitê de candidatura do Rio 2016 estima gasto de US$ 2,6 bilhões nos projetos. O foco principal será o transporte público com corredores expressos de ônibus.

O comitê de candidatura espera poder contar com a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, como aliada para as Olimpíadas de 2016. Segundo Carlos Arthur Nuzman, a idéia é trabalhar em sinergia com a Copa do Mundo, aproveitando os investimentos em aeroportos, segurança, transporte, acomodações e telecomunicações.

O comitê de candidatura anunciou também que o Autódromo de Jacarepaguá, o Parque Aquático Júlio Delamare e o Estádio Célio de Barros terão que ser transferidos. No lugar do autódromo, será construído o Centro Nacional Olímpico. Já as duas instalações do Complexo do Maracanã serão transferidas para dar uma maior comodidade para a realização das cerimônias de abertura e encerramento da Copa do Mundo e das Olimpíadas de 2016.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS