Olimpíadas | Gazeta Esportiva.Net | 07/08/2008 16h30

Brasil encontra dificuldades, mas derrota a Bélgica na estréia

Compartilhe:

Shenyang (China) - O Brasil ficou longe de mostrar seu grande futebol, mas conseguiu uma vitória em sua estréia no torneio masculino de futebol das Olimpíadas. Com um gol de Hernanes, a seleção brasileira derrotou nesta quinta-feira a Bélgica por 1 a 0 e somou os seus três primeiros pontos no grupo C.

Com um desempenho ainda longe do ideal de sua grande estrela, o meia Ronaldinho Gaúcho, o Brasil pouco criou e conseguiu chegar a vitória em lance isolado de Hernanes, que marcou um belo gol de perna esquerda. A bola entrou no ângulo do goleiro adversário. 

Líder isolado da chave, o Brasil volta a campo no próximo domingo, às 6 horas (de Brasília), contra a Nova Zelândia, mesmo dia em que a Bélgica terá pela frente a China.

O jogo - A partida começou com um alto grau de nervosismo. Tanto que, com três minutos, Hernanes e Anderson, pelo Brasil, e Mirallas, pela Bélgica, já haviam recebido cartões amarelos.

Quando os dois times resolveram jogar futebol, foi a Bélgica que chegou primeiro. Mirallas recebeu na área, limpou a jogada e, na cara do gol, escorregou, chutando fraco. O Brasil só teria seu primeiro bom lance no jogo aos 15 minutos, quando Rafinha tabelou com Diego e cruzou rasteiro. A bola atravessou a área e chegou para Marcelo chutar totalmente errado. 

Apesar de permanecer mais tempo com a bola, o Brasil apenas tocava em seu campo de defesa, sem evoluir. Os meias Diego e Ronaldinho Gaúcho não apareciam na partida e os zagueiros brasileiros eram obrigados a tentarem lançamentos diretos para o ataque.

O castigo pela falta de atitude do Brasil quase aconteceu aos 25 minutos, quando Mirallas foi lançado e Renan fez o corte. Fellaini aproveitou o rebote, chutou para o gol e por muito pouco não abriu o placar, já que a bola passou rente à trave do Brasil.

Aos 40 minutos, o Brasil chegaria ao ataque em uma boa descida de Marcelo, que cruzou para Alexandre Pato. Em tarde sem inspiração, o atacante demorou para dominar e acabou desarmado. Desta forma terminava um primeiro tempo sonolento e fraco tecnicamente.

O Brasil voltou ao segundo tempo com outra atitude e uma marcação forte no campo do adversário. No primeiro lance, Pato desceu pela esquerda, cortou um zagueiro e chutou rente à trave.

O atacante do Milan passaria a ser acionado com mais freqüência. Anderson fez bom lançamento e Pato pegou de primeira, chutando para fora.

Aos 11 minutos, pela primeira vez na partida, Ronaldinho Gaúcho faria um bom lance. O camisa 10 recebeu na esquerda, pedalou e cruzou para Pato, que tocou para o gol, mas a zaga belga conseguiu fazer o corte.

Após um bom início de segundo tempo, o Brasil voltou a diminuir o ritmo. Mesmo com a Bélgica tendo um jogador expulso, o zagueiro Kompany, e com as entradas de Thiago Neves no lugar de Anderson e Jô na vaga de Pato, o Brasil não conseguia criar chances de gol.

Apesar da falta de criatividade, o Brasil alcançou a vantagem aos 33 minutos. Diego recebeu na área, foi desarmado e a bola sobrou para Hernanes, que deu um corte seco no zagueiro e chutou, de canhota, abrindo o placar.

O repertório brasileiro acabaria com este gol de Hernanes. A partir de então, mesmo com mais uma expulsão de um jogador belga, o meia Fellaini, o Brasil voltaria ao ritmo que manteve durante todo jogo.

Ainda sim, Jô pegou o rebote dentro da área e balançou as redes novamente, mas o árbitro anulou alegando impedimento. Por fim, mesmo jogando mal, o Brasil garantiu sua primeira vitória nas Olimpíadas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS