Olimpíadas | Globo.com | 30/03/2008 23h09

Após sair de Atenas, chama olímpica chega à cidade de Pequim

Compartilhe:

Pequim (China) - A chama olímpica chegou neste domingo (segunda-feira na China), no meio de grandes medidas de segurança, ao aeroporto de Pequim no avião especialmente preparado pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos (Bocog) e foi recebida por Zhou Yong Kan, membro do Politburo do Partido Comunista da China encarregado dos assuntos legislativos.

Liu Qi, presidente do Bocog, que tinha recebido o fogo olímpico em Atenas, desceu as escadas do avião transportando a tocha, que será transportada para a Praça de Praça da Paz Celestial, onde às 11h (local) se realizará a grande cerimônia de boas-vindas.

Na Praça totalmente enfeitada de bandeiras chinesas e fechada ao público desde a noite anterior, esperam jornalistas e mais de 4.000 artistas e voluntários.

Para entrar na praça, rodeada de impressionantes medidas de segurança, as pessoas são obrigadas a passar por arcos detectores de metais e deixar com a Polícia até os isqueiros, segundo relatou um dos presentes.

Em cerimônia em um monumento erguido como réplica dos círculos concêntricos do Templo do Céu onde eram feitas oferendas aos imperadores, foi colocada a pira que abrigará o fogo olímpico e que se separará em duas partes.

Uma parte irá para Lhasa, capital do Tibete, onde esperará que as condições meteorológicas permitam levá-la ao Everest, e a outra viajará de avião para Almaty (Cazaquistão) para começar o percurso pelo mundo antes de retornar de novo a Pequim para a inauguração dos Jogos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS