Natação | Lucas Castro | 29/04/2019 11h34

Rádio Clube fica em quarto lugar no Centro-Oeste de Natação

Compartilhe:

A equipe campo-grandense do Rádio Clube/Colégio Elite/Mace retornou do Torneio Centro-Oeste de Natação 1º Semestre, realizado em Brasília-DF de 25 a 27 de abril, com a quarta colocação no ranking geral (com 843 pontos), dois vice-campeonatos e mais de 80 medalhas. A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), foi realizada no Parque Aquático Cláudio Coutinho, nas categorias infantil, juvenil, júnior e sênior.

A delegação do Rádio Clube/Colégio Elite/Mace foi composta por 29 atletas, nos naipes masculino e feminino. Ao todo, foram realizadas 225 provas, com a participação de 350 atletas de 21 agremiações da região.

De acordo com a assessoria de imprensa do Rádio Clube, as categorias infantil e juvenil foram responsáveis pelos dois vice-campeonatos. As medalhas da equipe campo-grandense foram: 23 de ouro, 27 de prata e 34 de bronze. Sammer Abdalla, da categoria infantil, teve o melhor índice técnico. Além deste, o atleta Guilherme Sperandio marcou 73 pontos e ficou entre os mais eficientes da categoria juvenil. Os nadadores foram comandados pelo técnico José Gehilson da Silva.

Os seguintes atletas conquistaram índices de melhor eficiência: pelo naipe feminino Amanda Abdalla, na infantil, foi recordista nas provas de 100 e 200 metros borboleta; Julia Maria Freitas, na juvenil, superou recorde nos 1.500 metros livres e 200 metros costas e, pela sênior, Ana Beatriz estabeleceu recorde nos 200 metros peito. Pelo masculino, Lucas Bragança, na categoria juvenil, foi recordista nos 100 metros nado peito.

Para o técnico José Gehilson da Silva, a colocação final nas disputas individuais foi dentro do esperado pela comissão técnica. "Tudo ocorreu dentro da nossa programação de treinamentos. Individualmente, foi um resultado muito bom, tivemos um número de medalhas bastante expressivo e que nos deixa feliz.  O que mais nos deixa tranquilo é saber que o trabalho está sendo bem feito e direcionado. Isso reflete nas colocações e resultados individuais de nossos atletas".

José Gehilson ao lado da atleta Julia Maria Freitas (Foto: Arquivo pessoal)

Silva afirma que, coletivamente, a equipe estava desfalcada nas categorias júnior e sênior. "Infelizmente, pela ausência de atletas na júnior e sênior, na qual deixamos de pontuar, não conseguimos uma classificação razoável. Isso era previsível, devido à defasagem de atletas, mas, mesmo assim, nos deixa dentro de uma situação normal na região Centro-Oeste".

O técnico ressalta, ao Esporte Ágil, que o trabalho realizado no primeiro semestre é direcionado aos campeonatos brasileiros. "Essa competição foi importante para que pudéssemos avaliar todo o trabalho feito para os campeonatos brasileiros. Nós temos, no final do próximo mês [22 a 25 de maio], o Campeonato Brasileiro Infantil e, logo em seguida, no meses de junho e julho, os campeonatos brasileiros interclubes juvenil [5 a 8 de junho] e júnior [26 a 29 de junho]. O Torneio Centro-Oeste é uma grande avaliação que, na minha opinião, foi bastante positiva".

Rádio Clube na capital federal (Foto: Divulgação/Assessoria Rádio Clube)

Asbac/Aquanaii, de Brasília-DF, foi a equipe campeã no ranking geral. A UniEvangélia, de Anápolis-GO, ficou com o segundo lugar. O Iate Clube, de Brasília-DF, fechou o torneio na terceira colocação.

Além do Rádio Clube, as equipes de Mato Grosso do Sul que participaram foram:

  • Associação Atlética Banco do Brasil/Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (AABB/Uniderp), de Campo Grande: 6º lugar, com 482 pontos.
  • Associação Aquática Maracajuense, de Maracaju: 12º lugar, com 86 pontos.
  • Fundação Lowtons de Educação e Cultura (Funlec), de Campo Grande: 18º lugar, com 17 pontos.
  • Fundação de Esportes de Corumbá (Funec): 19º lugar, com 16 pontos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS