Natação | Com Prefeitura de Costa Rica | 23/06/2022 10h06

Natação de Costa Rica alcança 70 medalhas no Campeonato de Inverno

Compartilhe:

A equipe costarriquense de Natação disputou no último final de semana, 18 e 19 de junho, as provas do Campeonato Estadual de Inverno, realizado na piscina de 25 metros da Escola Municipal Fábio Rodrigues Barbosa em Costa Rica. A competição reuniu 198 nadadores e as principais equipes do MS como Rádio Clube, AABB e outras, e os costarriquenses se saíram bem conquistando 70 medalhas, batendo recordes e terminando a competição em 2º lugar na soma geral com 1.163 pontos.

Na pontuação geral por clubes, a equipe Apan (Associação de Pais e Amigos da Natação de Costa Rica) ficou atrás apenas do Rádio Clube da Capital que ficou em 1º lugar com 2.595 pontos, terminando à frente da A3 Swiin Team 1.119 pontos, AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil) com 1.105 pontos, FUNEC (Fundação de Esportes de Corumbá) com 335 pontos e que fecham o Top 5 da competição, que contou com um total de 8 clubes.

Com 30 nadadores, com idade entre 9 a 12 anos de idade na categoria mirim petiz, Costa Rica ficou em primeiro lugar na conquista de medalhas foram 32 ouros, 13 pratas e 25 bronzes, totalizando 70 medalhas. O segundo lugar ficou com o Rádio Clube da Capital que faturou 22 ouros, 16 pratas e 9 bronzes, totalizando 47 medalhas.

O principal destaque dos nadadores individuais ficou por conta da atleta Maria Fernanda Margonar, que bateu quatro recordes estaduais e ganhou o troféu de melhor índice técnico da categoria e no masculino, Heros Fonseca Brant bateu recorde estadual nos 200 metros costas e pegou o troféu de nadador mais eficiente da categoria e marcou mais pontos.

O evento foi organizado pelo Governo de Costa Rica por intermédio da Apan (Associação de Pais e Amigos da Natação de Costa Rica), através da SEMTMA (Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura) com o apoio da Câmara de Vereadores, Secretarias de Saúde e de Educação, Corpo de Bombeiros, e realizado pela FEDAMS (Federação de Desportos Aquáticos de Mato Grosso do Sul) com 448 provas disputadas nas categorias Mirin, Petiz, Infantil, Juvenil, Júnior, Sênior e Master. O Campeonato Estadual de Inverno teve por finalidade desenvolver a natação e promover o intercâmbio desportivo, colaborando para a difusão e apuro do nível técnico da natação sul-mato-grossense.

A Fedams premiou com medalhas os três primeiros colocados em cada prova e foram oferecidos troféus personalizados com o Salto Majestoso, para os atletas com o melhor índice técnico e para os atletas mais eficientes, tanto masculino quanto feminino para as categorias Infantil I, Infantil II, Juvenil I, Juvenil II, Júnior I, Júnior II, Sênior e Master.

Também foram oferecidos troféus personalizados com o Salto Majestoso, para as equipes classificadas, respectivamente, em 1º, 2º e 3º lugares nas competições do certame Mirim, Petiz e Paratletas - Torneio Infantil, Juvenil, Júnior e Sênior - Torneio Master e Classificação Geral.

“Os resultados alcançados no Campeonato Estadual de Inverno de Natação Costa Rica comprovam a excelência do trabalho realizado por nossa equipe. Parabéns a todos os atletas e comissão técnica por todas as conquistas. A temporada era de incertezas, mas não faltou empenho e dedicação de todos. O resultado foi extraordinário e mostra que Costa Rica têm potencial para chegar ao pódio dos grandes eventos esportivos”, comenta o secretário municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, Artur Baird. Ele também convidou os visitantes presentes para retornarem à Costa Rica em outras oportunidades para conhecer as belezas naturais de Costa Rica e toda a sua potencialidade turística.

Para o presidente da APAN Costa Rica, Anderson Viana Gonçalves (Bob), é indispensável agradecer a gestão do prefeito municipal, Cleverson Alves e vice-prefeito, Roni Cota; à Câmara de Vereadores; aos secretários municipais em especial ao Artur Baird e a Maria Barbosa; ao Renan Candido Fontoura e a diretora da Escola Fábio Rodrigues Barbosa, professora Elisângela Almeida Carneiro, bem como os pais, os visitantes e a todos envolvidos na realização do Campeonato. "Os resultados alcançados são fruto de intenso trabalho e dedicação de toda uma equipe, feito a várias mãos. Foram dias e mais dias de preparação e superação de muitos desafios em um atrativo diferente dos habituais e que agradou a todos. Nossos atletas se empenharam e os resultados apareceram, o que mostra que a equipe está no caminho certo e vem forte nos próximos anos, com apoio do Projeto Forjando Campeões e da Semed (Secretaria Municipal de Educação), que nos dá todo o suporte necessário”, comenta.

O presidente Marcelo Vargas Tiago, ressaltou que a Fedams tinha a vontade de interiorizar o esporte da natação, mas devido a pandemia da Covid-19 esse sonho tinha sido adiado. E no momento conseguiu oportunizar junto com a Prefeitura Municipal de Costa Rica, tornando realidade o 1º Campeonato Estadual de Inverno de Natação no município. “O prefeito Cleverson Alves e o secretário Artur Baird não mediram esforços para que tudo ocorresse da melhor forma possível. Parabéns, Costa Rica!”, enaltece o presidente.

Novos desafios

Para fechar o semestre, antes das férias dos atletas, a equipe de Natação de Costa Rica ainda tem alguns compromissos pela frente. Entre eles o Campeonato Brasileiro, uma competição com elevado índice técnico, e Costa Rica vai participar com seis nadadores.

Da categoria de 15 e 16 anos, a atleta Gabrielly Yane Barbosa segue para o Rio de Janeiro/RJ na próxima semana. Para o Brasileiro de 13 e 14 anos, que será disputado em Uberlândia/MG, seguem cinco atletas costarriquenses. Já Maria Fernanda Margonar, vai para o Brasileiro de Maratonas Aquáticas em Fortaleza/CE, representar Costa Rica e o Mato Grosso do Sul na sua categoria, nesta quinta-feira (23).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS