Natação | Da redação | 19/02/2019 08h17

Natação amplia desempenho escolar, diz Gustavo Borges

Compartilhe:

Depois de encantar pais e alunos com um espetáculo aquático e demonstração de técnicas de natação, o campeão olímpico Gustavo Borges lotou o auditório da Escola do Sesi de Três Lagoas para, nesta segunda-feira (18/02), contar como o esporte transformou sua vida. Com palavras de motivação, o nadador mostrou como a natação abre portas e amplia o poder de comprometimento e resiliência de quem pratica a modalidade, que atualmente é oferecida na Escola do Sesi para adultos e crianças de toda a comunidade de Três Lagoas.

“É fundamental destacar os ensinamentos que a natação me deu, e que levo para a minha vida, mas principalmente os benefícios que o esporte traz para a educação. A Metodologia Gustavo Borges trabalha pautada em três bases, o desenvolvimento cognitivo, motor e comportamental, que são pilares da educação da Unesco, e quando isso é trabalhado dentro da escola as chances de acertar são muito maiores, porque transforma a escola a família e forma bons cidadãos”, afirmou o medalhista.

Para ele, sonho, excelência, comprometimento e trabalho em equipe são as chaves para o sucesso. “Na natação, um centésimo de segundo pode te fazer participar de uma olimpíada, ou voltar para casa. Subir ao pódio ou ficar fora dele. É por isso que nadar te torna mais comprometido e cada vez mais forte, preparado para saber esperar a vitória e lidar com derrotas”, disse aos alunos.

Referência

A diretora da Escola do Sesi de Três Lagoas, Zuleika Guimarães, considera que a palestra foi tão inspiradora que servirá de referência para uma atividade que os alunos farão em sala de aula, na disciplina de Empreendedorismo. “Trouxemos os alunos do Ensino Fundamental para ouvir as lições de persistência e busca por resultados que o Gustavo trouxe e, são palavras tão fortes, que deixaram uma marca que os alunos vão levar para a vida toda”, falou.

O gerente do Sesi de Três Lagoas, Fernando Rodrigues, ressaltou que a palestra do nadador vai ao encontro dos ensinamentos transmitidos diariamente pela Escola do Sesi aos alunos. “O Gustavo Borges não nos deixou esquecer da importância de sonhar e que devemos ser protagonistas na busca pelos nossos sonhos, e ouvir isso de um campeão olímpico, que participou de diversas competições internacionais, deixou uma lição de que, se houver compromisso e empenho, todos podemos chegar lá”, analisou.

Repercussão

Para Luciana Cavalcanti, que levou a filha para assistir à palestra, Gustavo Borges despertou otimismo em todo o público. “É sempre motivador ouvir um campeão contar como chegou lá, porque mostra que todos nós podemos, se realmente fizermos por onde”, afirmou.

Isabele Rovena, aluna do 9º ano, disse que o nadador serviu como uma grande inspiração. “Gostei muito porque acho que foi uma mensagem de motivação para estudarmos mais e nos esforçarmos durante esse ano que acabou de começar”, contou.

Yasmin Cavalcante, do 7º ano, elogiou a iniciativa da Escola do Sesi. “Sabia que a natação tinha o nome do Gustavo Borges, mas nunca tinha imaginado conhecer ele. Quando soubemos que a palestra do dia seria com ele foi bem emocionante”, finalizou.

Metodologia Gustavo Borges

A natação com a metodologia Gustavo Borges é oferecida nas escolas do Sesi de Três Lagoas e Corumbá desde agosto do ano passado. As aulas são abertas a toda comunidade, a partir dos 4 anos de idade até a idade adulta. Alunos das escolas do Sesi pagam mais barato, tanto na matrícula, quanto nas mensalidades.

A instituição elaborou quatro pacotes especiais – mensal, trimestral, semestral e anual – e, quanto maior o plano adquirido, menor o valor pago por mês. A metodologia existe desde 2001 e é sucesso em todo o Brasil, sendo aplicada em 220 cidades brasileiras para mais de 170 mil alunos.

Interessados em fazer uma aula experimental, conhecer os planos e se matricular pode procurar a secretaria da Escola do Sesi, que fica na Rua Angelina Tebet, 807, no Bairro Santa Luzia, em Três Lagoas (MS).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS