Natação | Fundesporte | 16/12/2020 10h49

Nadador de MS participa do Troféu Brasil, ao lado dos melhores

Compartilhe:

O sul-mato-grossense Guilherme de Oliveira Luz Sperandio participou, de 9 a 12 de dezembro, do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu Brasil 2020. A competição foi realizada no Parque Aquático do Club de Regatas Vasco da Gama, no Rio de Janeiro (RJ), sendo a única 100% presencial do calendário nacional da modalidade e que reuniu os principais nomes da natação brasileira.

Além de ser destinado aos principais nadadores do país, o Troféu Brasil, organizado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), serviu de seletiva para o Campeonato Sul-Americano de Esportes Aquáticos 2021 e foi um passo em direção à Seletiva Olímpica, que deve ser realizada também no Rio de Janeiro em abril do ano que vem. Sperandio, um dos mais novos do evento, foi o único atleta a representar Mato Grosso do Sul, em meio a 300 participantes, estabelecendo suas melhores marcas até hoje, pela categoria juvenil 2.

Na Capital fluminense, o atleta teve a oportunidade, por exemplo, de deslizar na mesma piscina que Bruno Fratus, finalista das duas últimas edições de Jogos Olímpicos e dono de duas medalhas de prata em Mundiais de piscina longa, além de Guilherme Costa e Julia Sebastian, que faturaram o prêmio de melhor Índice Técnico do Troféu Brasil.

Nos 800 metros nado livre, Sperandio foi sétimo colocado, com o tempo de 8min11s85. Mesma posição alcançada nos 1.500 metros livre, ao fazer a marca de 15min45s45. Já nos 400 metros livre, terminou em 14º, com 3min59s23. Determinado, o nadador, representando a Associação Atlética Banco do Brasil/ Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (AABB/Uniderp), de Campo Grande, sonha em estar junto à delegação tupiniquim em Tóquio no ano que vem.

“Treino para fazer esse tempo, mas acho que poderia ser melhor. Com certeza vou treinar mais para melhorá-lo e conseguir alguma vaga nas Olimpíadas, tentar me sair bem na Seletiva Olímpica", disse em entrevista à TV CBDA. O sul-mato-grossense é treinado por Lucas Hentschke.

O fundista campo-grandense é um dos destaques da natação de Mato Grosso do Sul. Entre os dias 20 e 15 de abril deste ano, Sperandio participou da Seletiva Olímpica de Natação – Campeonato Brasileiro Absoluto, também conhecido como Troféu Brasil/Maria Lenk, no Rio. Na Cidade Maravilhosa, adquiriu experiência ao lado de nomes expressivos da natação verde e amarela, como Bruno Fratus, Leonardo de Deus, Guilherme Costa, Ana Marcela Cunha e Etienne Medeiros.

Com o Troféu Brasil deste ano, o atleta soma 23 participações em torneios nacionais, tendo conquistado três medalhas de prata e três de bronze. Em dezembro do ano passado, no Troféu Carlos Campos Sobrinho, o Campeonato Brasileiro Interclubes Juvenil de Natação de Verão, em Vitória-ES, faturou o bronze nos 1.500 metros, além da prata nos 400 e 800 metros, no estilo livre. Em eventos a nível estadual, são 147 medalhas ao todo: 90 douradas, 33 prateadas e 24 bronzeadas.

Em agosto deste ano, o desportista de Campo Grande foi convocado para período de treinamento de campo junto à seleção brasileira de base de maratonas aquáticas, formada pelo Conselho Técnico Nacional de Maratonas Aquáticas de Base (CTNMAB) da CBDA. As orientações, desde então, estão sendo feitas virtualmente por uma equipe multidisciplinar (com psicólogos, nutricionistas, médicos e fisioterapeutas), por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Além disso, Sperandio participa de palestras e treinos on-line.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS