Natação | Lucas Castro | 08/08/2019 15h22

Leonardo de Deus garante o bronze nos 200m costas em Lima

Compartilhe:

Após garantir, na terça-feira (6), o tricampeonato nos 200 metros borboleta em Jogos Pan-Americanos, Leonardo Gomes de Deus, de 28 anos, faturou mais uma medalha para o Time Brasil na edição de Lima, no Peru, da competição intercontinental. O nadador de Campo Grande foi bronze nos 200 metros costas na natação, na noite desta quarta-feira (7).

Na prova, que não é sua especialidade, o campo-grandense ajudou a delegação verde e amarela a fechar o segundo dia da natação em grande estilo, com seis medalhas, mesmo número conquistado na estreia. O Brasil teve 14 representantes em todas as sete finais desta quarta-feira (7).

O sul-mato-grossense fez a marca de 1min58s73. O ouro foi para o estadunidense Daniel Carr, com 1min58s13 de prova. Nicholas Alexander, também dos Estados Unidos, conquistou a prata, com tempo de 1min58s30.

Em entrevista à equipe de reportagem do canal SporTV, Léo de Deus afirma que estava cansado da última prova de terça-feira (6), após obter o ouro nos 200m borboleta e o seu tri no Pan (2011, 2015 e 2019). “Eu fico com aquele gostinho de quero mais. Sabia que poderia estar nadando na casa do 1 minuto e 57 segundos alto, mesmo estando um pouco dolorido de ontem (6). Eu fui dormir muito tarde por causa do teste de doping que tive de fazer, cheguei, jantei e não consegui me recuperar direito. Então, talvez se eu tivesse um dia a mais para descansar, o resultado teria sido melhor, mas é mais uma medalha para o Brasil. Legal que fomos ao pódio em todas as provas masculinas hoje (6)”.

Léo de Deus já tem duas medalhas na bagagem no Pan de Lima (Foto: Alexandre Loureiro/Cob)

A prova teve a participação de outro brasileiro. Brandonn Pierry Cruz de Almeida nadou em 2min01s51 e terminou os 200 metros costas na sexta colocação.

Nas eliminatórias, mais cedo, Léo de Deus e Brandonn Almeida fizeram o mesmo tempo: 2min01s51.

De última hora

Leonardo de Deus chegou ao Peru de última hora. O atleta de Campo Grande foi convocado pela Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos (CBDA), após Gabriel Santos ser suspenso por um ano por testar positivo em exame antidoping e cortado da delegação. A entidade só oficializou a convocação de Léo de Deus no dia 25 de julho, um dia antes do início dos Jogos.

O nadador tricampeão foi ao Pan após mau desempenho no Troféu Brasil de Natação, após lesão nas costas logo no primeiro dia. A competição servia de seletiva nacional, no qual obteve a 17ª colocação. No torneio, apenas os 16 primeiros seriam selecionados.

Leia também: Nadador de Campo Grande é tri nos 200m borboleta no Pan-Americano

O atleta teve ainda um embate nos bastidores, após acionar a justiça desportiva, em maio deste ano, para defender seu direito de estar em Lima-2019. Na ocasião, Léo de Deus questionou os critérios de convocação da CBDA para o Pan, alegando que possuía o melhor currículo entre os atletas brasileiros na competição intercontinental, com dois ouros. O nadador ainda destacou, na época, que no ranking pan-americano de 2018, ele era o segundo colocado dos 200 metros borboleta.

De Deus é filho de militar e, por este motivo, rodou por diversas cidades do Brasil. Ele já treinou na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Brasília; Minas Tênis Clube, de Belo Horizonte-MG e Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo-SP. Atualmente, treina na Associação Santa Cecília de Esportes, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), de Santos-SP.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS