Natação | Rosália Silva | 10/06/2004 16h18

Equipe da Mace/Uniderp disputará Paulista de Natação

Compartilhe:

Equipe da Mace/Uniderp disputará Paulista de Natação

Fernanda Moraes, atleta da Mace/Uniderp que ganhou no último fim de semana a medalha de ouro nos 50 e 100 metros nado livre em Manaus (AM) durante o Campeonato Brasileiro Infantil de Inverno, embarca junto com a equipe infantil do colégio Mace para disputar o Campeonato Paulista de Natação, já na próxima semana. Sob a coordenação técnica de José Gehilson da Silva, a equipe conta também com a medalha de prata em Manaus, Elizana Menezes, que disputou os 200 metros nado costa. As duas nadadoras têm apoio do FAE (Fundo de Apoio ao Esporte).
Treinamento - O técnico explica que a rotina de treino envolve dois períodos do dia, o primeiro entre 11h30 e 12h30 e o principal, entre 17 e 20h30, além de três vezes por semana também ter musculação. Entre os nadadores federados da Mace/Uniderp, são 85 treinados por Gehilson, nas categorias mirim, petiz, infantil, juvenil, junior e sênior. Gehilson explica que os grandes objetivos da equipe infantil são o Campeonato Brasileiro de Inverno, que foi em Manaus, e o de Verão que será no início de dezembro e que escolhe quem representará o Brasil no Sul-Americano da modalidade, marcado para março do próximo ano, no Chile. Das seis atletas que fazem parte da equipe infantil da Mace, Gehilson afirma que todas têm condições de trazer medalhas para o Estado. Além de Fernanda Moraes e Elizana Menezes, fazem parte do time: Naiara Tomaz, Renata Medina, Caroline Padilha e Priscila Fuji.
Evolução - "A natação hoje no Estado, juntamente com o judô, são as modalidades que melhor representam o Estado em nível nacional", diz Gehilson. Segundo ele, há dez anos não havia em Mato Grosso do Sul nenhum nadador campeão brasileiro. No decorrer deste tempo, Mato Grosso do Sul conseguiu um vice-pan-americano, seis atletas se destacando em brasileiros e finalistas em várias competições nacionais. "A natação vem sendo muito valorizada e ajudada pela Prefeitura, não apenas na Mace, mas outros atletas têm uma ajuda do FAE. Aqui, fora essa ajuda, ainda tem o apoio muito forte da Uniderp, que oferece clínica odontológica, fisioterapia e o Cemed que está à disposição por um custo zero para os nossos atletas", avalia o técnico.
Campeã - A medalha de ouro Fernanda Moraes começou a nadar mais por brincadeiras, aos dois anos já sabia dar suas primeiras braçadas, acompanhando a mãe. Aos oito anos começou a participar das primeiras competições. Douradense, mudou para Campo Grande há três anos. Hoje aos 14 anos já foi três vezes campeã nos 100 e 50 metros nado livre, no ano passado ela trouxe o ouro do Campeonato Brasileiro de Inverno de Natação Infantil, em Fortaleza (CE) e este ano de Manaus. Também tem em seu currículo o primeiro lugar nos 200 metros nado livre conquistado em um Brasileiro. "É bom representar o Estado", resume ela sobre a importância de sua participação em disputas nacionais.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS