Muay Thai | Gabriel Sato | 24/02/2020 06h58

Atletas de MS são convocados para Mundial de Muay Thai

Compartilhe:

 

Quatro atletas sul-mato-grossenses se preparam para representar a Seleção Brasileira e o Estado de Mato Grosso do Sul no Campeonato Mundial de MuayThai, que acontece na província de Pattaya, Tailândia, no mês de março.

Rafael Bonifácio (Vermelho) cat. 86 kg lutará na Máster acima de 37 anos profissional e Wilherson Rithieri na cat. 60 kg adulto profissional, eles garantiram a vaga após conquistarem o Campeonato Sul-Mato-Grossense, sediado em São Gabriel do Oeste-MS, e o Campeonato Brasileiro, no Espírito Santo, Cachoeiro de Itapemirim em setembro de 2019. Ambos atletas são do município de de Selvíria, interior de Mato Grosso do Sul, e contaram com apoio total da Prefeitura Municipal.

Outro atleta que representará as cores do Estado no Mundial será Wesley Mourão, campeão Estadual cat. 60 kg júnior. O douradense não teve a participação no Brasileiro, mas garantiu sua vaga por ter participado em 2019 do mundial, onde ficou em terceiro lugar, pois a Federação usa sistema de ranqueamento para a convocação. O atleta conta com ajuda de vaquinha online e apoio financeiro de amigos para ir ao Mundial, novamente, onde garante trazer o título dessa vez.

Wesley Mourão lutará na cat. 60. Kg Júnior. 14-16 anos (Foto: Divulgação)

Sidinei Carmo, também campeões estadual cat.57 kg, é outro convocado para o Mundial por sistema de ranqueamento, o atleta conta com a ajuda da Prefeitura Municipal de Caarapó-MS.

Sidinei Carmo lutará no adulto cat. 57 kg  (Foto: Divulgação)

A Federação de Muaythai Tradicional de Mato Grosso do Sul, que tem como presidente, Wande Lopes Santana, faz um trabalho sério perante o muaythai do Estado e do Brasil, sempre mandando atletas ao mundial para representar MS. Hoje, todos os atletas que possuem títulos Estaduais, Nacionais e Mundiais foram através da Federação,

De acordo com o presidente Wande Lopes, o trabalho foi iniciado em 2009, deixado pelo meu Mestre Eduardo Maiorino, hoje in Memória.

Logo da FMTTS (Imagem: Divulgação)

Rafael Vermelho além de lutar irá compor a comissão técnica da confederação, Representando o Estado MS .A Confederação Brasileira de Muay thai e Muay Boran - CBMB será liderada por Alexandre Carneiro, Presidente.A delegação nacional CBMB, embarcará à Tailândia com 36 membros, entre treinadores, comissão técnica e atletas no dia 05 de março com retorno no dia 17.

Rafael Vermelho diz estar focado para a competição (Foto: Divulgação)

O Campeonato Estadual e Brasileiro acontece um ano antes do Mundial. Após as conquistas em 2019, os sul-mato-grossenses estão com foco total na principal competição de muaythai mundial.

De acordo com Vermelho, as portas aos atletas de Mato Grosso do Sul estão abertas, graças ao trabalho que se desenvolve no esporte. “Temos essa oportunidade de lutar no Mundial por conta da realização do evento Estadual, realizado pelo nosso presidente Wande lopes e vice-presidente da Federação e Confederação Brasileira de MuayThai, Pedro Lopes Santana”.

Os atletas da Seleção e comissão técnica tem se encontrado nesta fase pré-torneio com objetivo de realizar algumas reuniões. Atualmente os convocados para disputa do Mundial Rafael Vermelho e Wilhherson estão em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, para a realização de treinos técnicos, estratégias e conhecimento das regras do evento, já Wesley e Sidinei estão em Dourados, local de treino da equipe.

Wilherson Rithieri lutará na categoria Profissional até 60 quilogramas. (Foto: Divulgação)

As preparações para disputa da competição já começaram e no dia primeiro de março, os atletas viajam a São Paulo, para participar de uma reunião, e no dia cinco, embarcam à capital da Tailândia, Bangkok. Ao chegar na capital tailandesa, um ônibus esperando todas as delegações levará os atletas para se deslocarem para a província de Pattaya.

No berço do muaythai o esporte é levado muito à sério, então, do dia 6 a 10 de março, acontecem as comemorações festivas ao evento, e no próprio dia 10, iniciam-se as pesagens e lutas. Normalmente é televisionado apenas as lutas principais, pois o evento é muito extenso.

O sonho está se tornando realidade na vida dos quatro sul-mato-grossenses, além de disputar o Campeonato Mundial, o ápice para os lutadores, conhecer a Tailândia é outro grande sonho dos atletas pois o país é o berço do esporte. De acordo com Vermelho, o lutador de muaythai que não conhece a Tailândia, é como o muçulmano que não conhece Meca.

Confira os depoimentos de apoio aos lutadores:

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS