Mountain Bike | Com Fundesporte | 29/11/2022 09h49

2ª Copa Kids leva diversão a crianças e jovens de Campo Grande

Compartilhe:

A manhã do último sábado (26) foi de muita diversão e adrenalina para mais de 100 crianças e jovens, que participaram da segunda edição da Copa Kids – MS Pedalando para o Futuro. Mais do que uma competição, o evento em Campo Grande evidenciou o ciclismo escolar como instrumento de transformação social. A ação foi realizada pelo Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

Reunindo ciclistas de dois a 16 anos na pista da Escola Estadual Professora Thereza Noronha de Carvalho, no Parque do Lageado, a Copa Kids encerrou o calendário anual de atividades do “MS Pedalando para o Futuro”, projeto que integra o Programa MS Desporto Escolar (Prodesc), desenvolvido pela Fundesporte junto à Secretaria de Estado de Educação (SED), e que oferece treinamento esportivo de mountain bike (MTB) no contraturno das aulas.

Diretor-executivo da Fundesporte e coordenador do projeto, Paulo Ricardo Nuñez destaca que o objetivo da Copa Kids foi despertar o interesse pelo ciclismo em crianças de todas as idades. O evento foi aberto ao público em geral. “Vimos que muitas crianças já têm no sangue a vontade de pedalar, vencer, de ganhar medalha. Isso é legal, porque dentro de um processo de formação do atleta, ele precisa ter essa dedicação”, explica. “O projeto segue de portas abertas a todas as crianças que queiram participar”, complementa.

Iniciado em 2021, o “MS Pedalando para o Futuro” incentiva a prática do ciclismo em regiões com indicativo de vulnerabilidade social em Campo Grande. Além do polo no Parque do Lageado, mais uma unidade atende crianças e jovens no Jardim Los Angeles. “O ciclismo também está na periferia e não pode ser considerado mais um esporte da elite, pois conseguimos trazer para dentro da escola. Sabemos que muitas famílias não têm condições de comprar uma bicicleta, mas estamos oferecendo tudo isso, batalhando para que todas as crianças tenham condições de participar. Se não for um atleta no futuro, tenho certeza de que estamos formando bons cidadãos”, finaliza Paulo Ricardo Nuñez.

Os pais também estiveram presente na 2ª Copa Kids e acompanharam de perto o desempenho dos pequenos ciclistas. Valdelice Oliveira, de 45 anos, viu seu filho Jhonatan Vitor Guimarães enfrentar as subidas e descidas, curvas, bancos de areia e os cascalhos da pista. “Como foi a primeira competição dele, o coração de mãe ficou muito apertado. É um esporte que tem muitos desafios e fiquei muito feliz de ver meu filho participar”, afirma a moradora do Residencial Terra Morena, no Los Angeles. Jhonatan participa do projeto há seis meses. “A vinda do projeto foi muito importante, porque incentiva, oferece uma ocupação para as crianças e ajuda na saúde deles também”, conta Valdelice.

A organização das provas e o esquema de baterias foi organizado em parceria com a AZ Eventos Esportivos, uma das empresas que mais realiza eventos de ciclismo pelo estado. Para o administrador da empresa, Afonso Brandão, a Copa Kids superou as expectativas. “Foi surreal, porque vemos que o ciclismo tem totais condições de estar na periferia e incentivando as crianças, não é só o futebol. Vimos a alegria dos pais, que torceram junto com a meninada, vibraram e se emocionaram”.

Ao fim do evento, todos os participantes receberam medalha. Os três melhores colocados de cada categoria foram premiados com troféu. Confira abaixo a classificação final da 2ª Copa Kids:

Até 4 anos

Masculino
1º Danilo Bilaia
2º Heitor Araujo
3º Caleb Jardim

Feminino
1º Maria Vitória
2º Maysa Vida
3º Sophia Fernandes

5 a 7 anos

Masculino
1º Lucas Ciro
2º Samuel Araujo
3º Luan Lemes

Feminino
1º Maria Flor
2º Lorena da Silva
3º Anna Clara Paes

8 a 10 anos

Masculino
1º Henry Koji
2º Rafael Rocha
3º Kaique Souza

Feminino
1º Ana Clara
2º Shohia Reis
3º Anallu Araujo

11 a 13 anos

Masculino
1º Guilherme Lemes
2º Jose Leonardo
3º Erick Euno

Feminino
1º Rafaela Barbosa
2º Bruna Santos
3º Maria Rita Brandão

14 a 16 anos

Masculino
1º Pedro Henrique
2º Andrey
3º Miguel Martins

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS