Motocross | Da Redação/Com Assessoria de Comunicação da FEMEMS | 19/06/2012 10h28

Etapa do Estadual em Três Lagoas consagra Rodrigo Rodrigues

Compartilhe:

Três Lagoas (MS) – Aproximadamente seis mil pessoas prestigiaram a segunda etapa do campeonato estadual no circuito Arena Mix, em Três Lagoas, neste domingo (17). Cerca de 80 pilotos matogrossenses, paulistas e sul-mato-grossenses, alinharam no gate distribuídos em seis categorias: MX2, MX3/MX4, 150cc, 230cc e MX1.

As competições iniciaram pontualmente às 13hs, após a abertura oficial da Etapa, realizada pela prefeita de Três Lagoas, Sra. Márcia Moura, em cerimônia que contou com a presença de membros diretores da Associação dos Amigos Três-lagoenses de Motocross (ASATREM), da Federação de Motociclismo do Estado de MS (FEMEMS), Pilotos e Chefes de Equipes presentes ao evento. 

Na oportunidade, a prefeita elogiou a organização e o empenho dos presentes pela realização do grandioso evento, e o presidente da Femems, André Azambuja, divulgou a informação de que Três Lagoas poderá ser a sede da última etapa do Brasileiro de Motocross, a ser realizada nos dias 7, 8 e 9 de setembro, no circuito do Arena Mix. Márcia Moura se comprometeu a somar esforços para a realização da etapa de encerramento do campeonato Nacional, fechando com ‘chave de ouro’ o calendário moto-esportivo da cidade e do Brasileiro de MX. 

CORRIDAS

Doze pilotos paulistas e sul-mato-grossenses alinharam no gate da MX-2 para a primeira bateria do estadual. Rodrigo Rodrigues (moto #22 – Junqueirópolis/SP) mostrou as garras afiadas logo na largada. Arrancou de forma espetacular e imprimiu um ritmo forte na prova, não sendo ameaçado pelos demais atletas. Exceto o campo-grandense Pedro Godoy (#191), que acompanhou Rodrigues de perto em todo o circuito, mas não conseguiu efetivar uma aproximação maior do paulista, que recebeu a quadriculada ‘escoltado’ por Pedrinho. Kabril Yussef (#7 – Campo Grande/MS) cruzou em terceiro; Diego Pich (# ‘0’ – Nova Alvorada do Sul/MS) em quarto; e, fechando o pódio, a moto #26 do campo-grandense Ricardo “Caco” Calábria.

As categorias MX-3 e MX-4 alinharam juntas para a disputa da segunda bateria do dia. Vinte e dois pilotos de MS/MT e SP formaram o grid e, entre eles, duas garotas sul-mato-grossenses: as campo-grandenses Adriely Razzini (moto #0) e Jennifer Pereira (#422). Elizeu Ferreira, piloto de Rio Verde de MT/MS, conduziu com competência a moto #5, sendo ameaçado pelo também rio-verdense Flávio ‘Jacaré’ Britto com a moto #35.

O detalhe é que a moto de Elizeu apresentou problemas nos treinos da manhã e precisou de manutenção antes da prova. O piloto Jacaré, lesionado e sentindo dores no ombro direito – em virtude do ‘acidente/atropelamento’ que sofreu na etapa do brasileiro de MX em Nova Alvorada do Sul no último dia 10, largou apenas visando pontuar no campeonato. “Só vou participar desta prova. Não vou aguentar competir em outras”, avisou.

Elizeu Ferreira venceu a MX-3, seguido por Flávio ‘Jacaré’ Britto, que terminou em segundo, mesmo após sofrer dois tombos. Wilson Batista (#39 – Angélica/MS) cruzou em terceiro lugar, seguido pelo campo-grandense Ciro Eduardo (#21) e Emerson Barbosa (#222 – São Gabriel do Oeste/MS) em quinto.

Na MX4, Júnior Feitosa (#63 – Maracajú/MS) efetuou uma excelente largada, deixando os demais pilotos da MX3/MX4 comendo poeira, mas, a partir da terceira volta – e de forma estranha – aliviou o acelerador e foi ultrapassado por Elizeu Ferreira (#5), Flávio Britto (#35) e Fabinho Rogério (#32 – Cassilândia/MS). É o piloto quem explica: “Perdi os freios... O circuito é fantástico, mas tem muita curva travada lá no miolo. O jeito foi andar no limite que os freios permitiam”, afirmou Feitosa, segundo colocado na MX-4.

O cassilandense Fábio Rogério (#32) venceu a MX4 com Júnior Feitosa (#63) em segundo. Surpreendendo público e pilotos pela tocada forte, a campo-grandense Jennifer Pereira (#422) recebeu a quadriculada em terceiro lugar. O campo-grandense Eclas Ferreira (#6) terminou em quarto e Vanderlei Amaro (#321 – Três Lagoas) fechou o pódio em quinto.

MX 150cc E OS ACIDENTES NA MX 230cc

O ponta-poranense Paulo Rossato conduziu de forma impecável a sua KTM #98 para a vitória desde quando caiu o gate e ele rasgou o chão do circuito Arena Mix. Paulinho não tomou conhecimento dos demais e literalmente passeou pela pista, abrindo tempo e colocando volta nos retardatários. O três-lagoense Carlos Garcia (#06) conquistou a segunda posição, após brigar bastante com Balduíno Milani (#334 – São Gabriel do Oeste/MS), terceiro, e o campo-grandense Luiz Marques (#76), quarto colocado. Allysson Nogueira (#4 – Três Lagoas/MS) subiu ao pódio na quinta posição.

Enquanto a organização entregava troféus e a premiação dos pilotos das categorias MX-3, MX-4 e 150cc, acontecia a manutenção da pista com os caminhões-pipa molhando todo o circuito. Como estava quente e seco, a pista estava seca com alguns pontos ‘levantando poeira’. Após encharcar bem todo o circuito e, encerrada as premiações e entregas de troféus aos pilotos das baterias anteriores, procedeu-se à formação do grid para a categoria 230cc.

Os 15 pilotos paulistas e sul-mato-grossenses, ansiosos para romper as mesas do circuito Arena Mix, estavam focados na largada. Ela veio, mas com a diferença de que alguns pontos estavam ‘encharcados’ e escorregadios demais... Logo na primeira curva após a largada – o momento mais crítico e perigoso de todas as provas de todas as modalidades do motociclismo e automobilismo – e na tomada da mesa da vitória, o piloto da casa, Dam Igor Fallace (moto #279), tocou (ou foi tocado) em outra moto e caiu na curva no meio do pelotão que acelerava forte e rasgava a curva... No chão e indefeso, Dam Igor foi ‘atropelado’ por uma, duas, três, quatro ou mais motos do ‘bolo de pilotos’ que rompia a curva para se posicionar no traçado da mesa de chegada...

Feio! Acidente terrível de se ver e narrar. Bandeira Vermelha e prova interrompida. A UTI do SAMU e a UTE dos Bombeiros entraram na pista para prestar os primeiros socorros e atendimento médico imediato ao jovem piloto. Prostrado e imóvel, mas consciente, Dam foi removido pela UTE ao Hospital para melhores cuidados. O piloto apresentava fratura de braço e suspeita de fraturas (ou contusões/luxações) nas costelas, clavícula e omoplata, além de não sentir mobilidade das pernas. Até o fechamento desta nota, não obtive informações atualizadas sobre o quadro de saúde do piloto Dam Igor.

Na segunda largada das 230cc, os pilotos arriscaram menos, e de forma mais cautelosa e controlada, os 14 pilotos romperam novamente a curva apenas para descobrir que havia outros trechos escorregadios e traiçoeiros no Arena Mix. Como resultado, ocorreram várias quedas durante os vinte minutos mais duas voltas da bateria. Melhor para Elizeu Ferreira (#5 – Rio Verde de MT/MS) que, após a boa largada, assumiu a ponta e venceu a bateria. O piloto de Bandeirantes/MS, Renato Fortunato (#88) conseguiu superar os adversários e assumir o segundo lugar no pódio. Luan Oliveira (#999 – Rio Brilhante/MS) conseguiu a terceira posição. O paulista Afonso Bogas (#439 – Valparaíso/SP) recebeu a bandeirada em quarto e, o três-lagoense Adilson Júnior (#02), fechou o pódio da MX 230cc na quinta posição.

MX-1

O Campeão estadual Marcus Vinícius Ribeiro, o “Mano” de Maracajú/MS, tracionou melhor e abriu vantagem na largada da bateria MX-1. Mas ‘Mano’ passou a ser seguido de perto pelo paulista de Junqueirópolis Rodrigo Rodrigues (#22), que colocou Mano na ‘alça de mira’ e embutiu em sua rabeta forçando o sul-mato-grossense a defender a liderança e a mudar seu traçado a cada curva do circuito Arena Mix.

Na 3ª volta Rodrigues ultrapassou o líder e seguiu em frente. Mano acelerava para não perder o contato, com o campo-grandense Kabril Yussef (#7) seguindo os dois. Lá atrás, o também campo-grandense Pedro Godoy (#191) liderava o segundo pelotão, mesmo após cair duas vezes e sentir o gosto da terra vermelha e saibrosa do circuito Arena Mix. Pedrinho levantou sua moto e disparou em perseguiçao aos líderes, ultrapassando vários pilotos e mostrando que poderia ter feito melhor em Três Lagoas se não fosse os ‘tombos’ que sofreu.

Na 5ª volta, no mesmo local onde Pedro Godoy caiu, Rodrigo Rodrigues também foi pro chão. A moto ‘afogou’ e Rodrigues perdeu tempo em ligar a máquina #22. “Aquela curva está lisa demais. Tem muita pedra solta lá”, afirmou o paulista. Marcus Vinícius passou e abriu. Atrás dele, Kabrill Yussef também passou e deixou Rodrigues em terceiro. Mas havia tempo: Eram 30 minutos de prova e mais duas voltas. Para delírio do público presente, lá se foi Rodrigues em busca de Kabril, que buscava Mano, que corria feito um alucinado para abrir vantagem e escapulir enquanto Pedrinho Godoy ‘papava’ todo e qualquer piloto à sua frente nos 750 metros de pista do circuito. Show de pilotagem no Arena Mix.

Eis que os líderes completam a oitava volta: Rodrigues já havia ‘guardado’ Kabril Yussef no bolso, embutiu na rabeta de Mano, abriu o bote na curva antes do gate de largada e passou... Mano ficou ali, administrando o ritmo na segunda posição enquanto o ‘pássaro veloz’ Pedrinho Godoy voava baixo e conseguia passar por Kabril assumindo a terceira posição antes da bandeira quadriculada. Mesmo com o joelho lesionado, o piloto de Nova Alvorada do Sul, Diego Pich, conduziu sua moto #0 (zero) a um brilhante quinto lugar no pódio da MX-1.
 
“O Rodrigues conseguiu acertar um melhor traçado e impor um ritmo forte”, explicou Marcus Vinícius. “Acertei o traçado. Caí, mas consegui me recuperar a tempo”, disse Rodrigues. “Errei... Vacilei... Devia ter acelerado mais, porém, escorreguei e caí duas vezes. Tentei me recuperar e creio que o terceiro lugar foi ótimo, em vista do que aconteceu comigo nesta prova”, declarou Pedro Godoy, que completou dando os parabéns aos atletas ‘Mano’ e Rodrigues: “Eles são excelentes pilotos”.

CALENDÁRIO

A próxima etapa do estadual de Motocross acontecerá no circuito Osmar Ferreira em Maracajú/MS, nos próximos dias 7 e 8 de julho. Em Três Lagoas, os pilotos aprovaram as novidades da Femems para o Motocross 2012: a ‘inscrição’ eletrônica de pilotos e o gate de disparo horizontal, já haviam sido testados e aprovados pelos pilotos em provas do Velocross e Motocross Nacional do Sul-mato-grossense destas modalidades. A grande expectativa continua por conta da esperada “cronometragem eletrônica”, atendendo a uma antiga reivindicação dos pilotos estaduais.

A ASATREM – Associação dos Amigos Três-lagoenses de Motocross – organizou e realizou a Segunda Etapa do Campeonato Estadual de Motocross, com apoio total da Prefeitura Municipal de Três Lagoas/MS. A Supervisão da prova foi da Federação de Motociclismo do Estado de Mato Grosso do Sul (Femems). Agradecimentos especiais à secretaria de Saúde, à equipe médica do SAMU, e à secretaria de Obras de Três Lagoas; ao Corpo de Bombeiros Militar de MS (na pessoa do Major BM Penrabel); e à equipe três-lagoense “Giro Radical”; e à Asatrem, pelo inestimável apoio na realização de mais um mega-evento em Três Lagoas.

O campeonato Sul-mato-grossense de Motocross 2012 tem o patrocínio master do Grupo Veipeças de lojas Moto 13, co-patrocínio Rinaldi e Pegada Calçados, e apoio da Fundesporte.

Confira o Resultado Oficial das Baterias do Estadual de MX 2012 no Arena Mix em Três Lagoas/MS:

Categoria 150cc

1°#98 Paulo Eduardo Rossatto – Ponta Porã/MS
2° ##6 Caio Henrique Garcia – RGAR Tornearia/Aluízio Motos – Três Lagoas/MS
3° #334 Baludíno Milane – São Gabriel do Oeste/MS
4° #76 Luiz Oliveira Marques – Campo Grande/MS
5° #4 Allyson Nogueira – Três Lagoas/MS

Categoria Mx 230cc:

1° #5 Elizeu Ferreira – Pref.Mun. Rio Verde de MT/Custódio & Lopes/Gazin– Rio Verde de MT/MS
2° #88 Renato Fortunato – Armazens Brauer e Filhos – Bandeirantes/MS
3° #999 Luan Oliveira – Rio Brilhante/MS
4° #439 Afonso Bogas – Valparaíso/SP
5° #02 Adilson Júnior – Três Lagoas/MS

Categoria MX-4:

1° #32 Fábio Rogério – Bim Motos – Cassilândia/MS
2° #63 Júnior Feitosa – Blue Red Camisas – Maracajú/MS
3° #422 Jennifer Pereira – Campo Grande/MS
4° #6 Eclas Ferreira – Ichiban Motos/Coyote Motos – Campo Grande/MS
5° #321 Vanderlei Amaro – Baldo Motos – Três Lagoas/MS

Categoria MX-3:

1° #5 Elizeu Ferreira – Pref.Mun. Rio Verde de MT/Custódio & Lopes/Gazin– Rio Verde de MT/MS
2° #35 Flávio ‘Jacaré’ Brito – Rio Verde de MT/MS
3° #39 Wilson Batista – Angélica/MS
4° #21 Ciro Eduardo – Injeauto/Mega 94 – Campo Grande/MS
5° #222 Emerson Barbosa – Gabriel Veículos/Soardi – São Gabriel do Oeste/MS

Categoria MX-2:

1° #22 Rodrigo Rodrigues – Protork/Sandro Motos/Posto Mac Center – Junqueirópolis/SP
2° #191 Pedro Godoy – Cometa Moto Center – Campo Grande/MS
3° #7 Kabril Yussef – Motolândia/Griffe Motos – Campo Grande/MS
4° #0 Diego Pich – Pref. Mun. de Nova Alvorada do Sul/MS – Nova Alv.do Sul/MS
5° #26 Ricardo Calábria – Campo Grande/MS.

Categoria MX-1

1° #22 Rodrigo Rodrigues – Protork/Sandro Motos/Posto Mac Center – Junqueirópolis/SP
2° #11 Marcos Vinícius Ribeiro (‘Mano’) – Maracajú/MS
3° #191 Pedro Godoy – Cometa Moto Center – Campo Grande/MS
4° #7 Kabril Yussef – Motolândia/Griffe Motos – Campo Grande/MS
5° #0 Diego Pich – Pref. Mun. de Nova Alvorada do Sul/MS – Nova Alv.do Sul/MS

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS