Motocross | Da Redação/Com Assessoria de Comunicação da FEMEMS | 17/04/2012 10h33

Abertura do Estadual de Motocross Nacional reúne público de duas mil pessoas

Compartilhe:

Camapuã (MS) -  Camapuã sediou neste domingo a abertura do campeonato estadual de Motocross Nacional 2012. A etapa contou com a presença de 43 pilotos divididos em quatro categorias e público estimado em duas mil pessoas, apesar do tempo nublado e das nuvens carregadas prometendo chuva.

Com 800 metros de extensão, vários saltos e traçado sinuoso, a pista do motódromo Pé-da-Serra é seletiva e desafiadora, exigindo muito preparo físico e concentração por parte dos pilotos, além de um maior desgaste das motocicletas.

MX 230cc

A categoria MX 230cc foi a primeira a largar. A surpresa aconteceu na primeira curva quando o piloto campo-grandense Pedro Godoy caiu e a moto morreu. Godoy era um dos favoritos para vencer a prova. Nicolas Ferreira (Coxim) assumiu a ponta e acelerou. Lucas Bortolás, de Alto Taquari/MT saiu em perseguição e uma disputa intensa aconteceu no segundo pelotão com várias trocas de posições e uma “briga caseira” de tirar o fôlego, envolvendo os pilotos de Rio Verde de MT: Elizeu Ferreira e Flávio “Jacaré” Brito.

Pedro Godoy era o mais veloz dos pilotos. Andava três segundos mais rápido que os demais a cada volta e seguia abrindo caminho em busca da vitória. Mas não conseguiu. Nicolas Ferreira venceu a prova, com Pedro Godoy em segundo. Lucas Bortolás chegou em terceiro. Elizeu Ferreira ficou em quarto e Romário Fortunato (Bandeirantes) fechou o pódio na quinta posição.

Cadete: Faltou piloto, sobrou emoção!

A Categoria Cadete foi a segunda prova da etapa. Apesar de apenas cinco pilotos alinharem no gate, esta foi uma das corridas mais emocionantes do dia. Muita disputa, constantes trocas de posições e um final surpreendente. Victor Hugo Tsuha (Campo Grande), Marcelo Ravel (Sidrolândia) e Marcos Fernandes (Nova Alvorada do Sul), brigaram metro a metro e a cada curva da pista. Os pilotos campo-grandenses Rafael Lima (Rato) e Victória Lino acompanhavam os demais.

Marcelo Ravel assumiu a ponta na metade da corrida e abriu boa vantagem. Marcos Fernandes se isolou em segundo e Victor Hugo manteve-se em terceiro. Faltando apenas duas voltas, a tranquila liderança de Ravel foi para o espaço. A moto quebrou e Ravel assistiu a vitória de Marcos Fernandes. Victor Hugo cruzou em segundo. Rafael Lima foi o terceiro e Ravel terminou em quarto, pois Victória Lino tinha várias voltas de atraso.

Sênior: Acidente do Selemar e a decepção de Marcelo Ravel

Não era mesmo o dia do Marcelo Ravel. Ele pegou outra moto e alinhou no gate para a largada da categoria Sênior. Assumiu a liderança na largada e foi abrindo, abrindo até a moto abrir o bico e deixá-lo novamente na mão. Melhor para Elizeu Ferreira (Rio Verde de MT), que venceu a prova. O demais pilotos do pódio eram todos campo-grandenses: Carlos Alencar chegou em segundo. Ciro Eduardo terminou na terceira posição. Rodney Fernandes foi o quarto colocado e Júnior Rezende (Pegada) fechou o pódio em quinto.

A nota triste é que, com quase cinco minutos de prova, o piloto Selemar Marion (#38), de Bandeirantes, perdeu o controle da moto ao saltar um duplo e sofreu um capote frontal. Enquanto Selemar recebia socorro pela equipe médica, o piloto campo-grandense Carlito Ramos (#10) emendou o salto sob bandeira amarela e foi desclassificado pela direção de prova. “Estava muito concentrado e quando vi (a bandeira amarela) já estava em cima”, explicou Carlito.

Após o atendimento médico na pista, o piloto Selemar deixou o motódromo de ambulância com suspeita de fratura. Posteriormente, para tristeza do público presente e dos demais competidores, chegou a notícia confirmando que o piloto fraturou o braço esquerdo.

Força Livre: Show de Pedrinho Godoy

Última bateria do dia, a Força Livre reuniu dez pilotos no gate. Desta vez, o campo-grandense Pedro Godoy efetuou uma boa largada e assumiu a ponta deixando a briga pela segunda posição para os demais, dando um show de pilotagem em Camapuã. E a disputa atrás dele foi intensa. Elizeu Ferreira, de Rio Verde de MT havia dito que “a pista era muito técnica e diferente, com poucos pontos de ultrapassagem e que uma boa largada era 70% para faturar a prova”. Ele terminou em segundo lugar.

Luan Machado, de Campo Grande, sofreu intensa pressão do coxinense Nicolas Ferreira, reascendendo e revivendo uma disputa de outras corridas em outras categorias do motocross sul-mato-grossense. Luan resistiu e terminou em terceiro. Nicolas chegou em quarto e Jean Franceschini, de Rio Verde de MT, ocupou o quinto lugar no pódio.

Próxima Etapa

A próxima etapa do estadual de Motocross Nacional será no dia 03 de junho em Naviraí.

A abertura do Campeonato Estadual de Motocross Nacional foi uma realização da Prefeitura de Camapuã, com organização e supervisão da FEMEMS (Federação de Motociclismo do Estado de Mato Grosso do Sul) e apoio da Remotors Yamaha e Grupo Veipeças de Moto 13.

Confira abaixo, a classificação oficial da 1ª Etapa do MXN em Camapuã.

Categoria MX 230cc

1º #111 Nicolas Ferreira – Coxim/MS – Mastter Motos/Pref. Mun. De Coxim

2º #191 Pedro Godoy – Campo Grande – Cometa Moto Center/MRP/Tonon

3° #71 Lucas Bortolás – Alto Taquari/MT

4º #5 Elizeu Ferreira – R.Verde de MT/MS – Pref. Rio Verde/Constr. Custódio/Panamérica Financeira

5º #88 – Mário Fortunato – Bandeirantes/MS

Categoria Cadete

1º #69 Marcos Fernandes – Nova Alvorada do Sul/MS

2º #100 Victor Hugo Tsuha – Campo Grande/MS

3° #86 Rafael Lima – Campo Grande/MS – RM Motos/Moto Start/Gráfica Lima

4º #25 Marcelo Ravel – Sidrolândia/MS

5º #7 Victória Lino – Campo Grande/MS

Categoria Sênior

1º #5 Elizeu Ferreira – R.Verde de MT/MS – Pref. Rio Verde/Constr. Custódio/ Panamérica Financeira

2º #27 Carlos Alencar – Campo Grande/MS – Faz.3R/Maitre Luiz/Vitória Buffet/ Posto Milênio

3° #21 Ciro Eduardo – Campo Grande/MS

4º #441 Rodney Fernandes – Campo Grande/MS

5º #4 Júnior Rezende – Campo Grande/MS – Pegada Calçados/Moto 13

Categoria Força Livre

1º #191 Pedro Godoy – Campo Grande – Cometa Moto Center/MRP/Tonon

2º #5 Elizeu Ferreira – R.Verde de MT/MS – Pref. Rio Verde/Constr. Custódio/ Panamérica Financeira

3° #441 Luan Machado – Campo Grande/MS – Vidraçaria Brilhante/MC Moto

4º #111 Nicola Ferreira – Coxim/MS – Mastter Moto/Pref. Mun. Coxim

5º #85 Jean Franchescini – Rio Verde de MT/MS

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS