MMA | Da Redação | 19/07/2020 08h56

Deiveson Figueiredo finaliza Benavidez e é campeão no UFC

Compartilhe:

Com um massacre, incomum para uma disputa de título, Deiveson Figueiredo atropelou Joseph Benavidez neste sábado (18), na Ilha da Luta, em Abu Dabi, nos Emirados Árabes. O brasileiro aplicou três knockdowns e encaixou quatro vezes um mata-leão para finalizar com a posição aos 4m48s do primeiro round e tornar-se o novo campeão peso-mosca (até 57kg) do Ultimate Fighting Championship (UFC).

Figueiredo se tornou o primeiro brasileiro a ser campeão nessa categoria do UFC - agora, o país só não tem campeões no peso-meio-médio e no peso-mosca feminino em sua história na organização.

"Estou muito feliz, trabalhei duro para isso, sabia que meu momento ia chegar. Essa é a hora. Vou trabalhar duro para manter por muito tempo. Eu sou o campeão e estarei sempre preparado para os próximos desafios. Eu sou um cara que veio do Marajó, desde criança trabalho com animais bravos, adquiri o instinto selvagem destes animais e sou um feroz dentro do octógono. Eu queria dar este show e levar o cinturão para minha cidade, Soure, para Belém do Pará e levar o cinturão para todos os brasileiros", disse o brasileiro, após o triunfo.

O Brasil volta a ter um campeão nas divisões masculinas do UFC desde junho de 2017, quando José Aldo perdeu o título dos penas para Max Holloway. Durante esse período, Aldo tentou retomar o cinturão em duas ocasiões, mas não conseguiu. Figueiredo também perdeu uma chance quando não bateu o peso. Demian Maia, Rafael dos Anjos, Marreta e Marlon Moraes, foram os outros atletas brasileiros a perderem decisões nesse tempo.

Figueiredo se torna o terceiro campeão da história dos pesos-mosca no Ultimate, junto com os americanos Demetrious Johnson e Henry Cejudo. O outro cinturão de posse do Brasil, no momento, pertence à Amanda Nunes, atual campeã do peso-pena (até 66kg).

Deiveson Figueiredo junto ao cinturão (Foto: Getty Images)

BRASILEIROS

Outros cinco brasileiros competiram neste sábado (18), nos Emirados Árabes. Além de Figueiredo, apenas Ariane Lipski conseguiu um triunfo. A lutadora derrotou a compatriota Luana Dread, em duelo pelo peso-mosca. Em sua quarta luta no Ultimate, a "Rainha da Violência" achou um espaço mínimo e conseguiu aplicar uma chave de joelho para vencer o confronto em apenas 1min28s, com uma rara finalização no MMA.

Os outros três brasileiros em ação saíram derrotados. Na abertura do card principal, Alexandre Pantoja foi superado por Askar Askarov por decisão unânime (triplo 29-28). A vitória do russo deixa ele perto de ganhar uma chance para disputa do cinturão dos moscas contra Deiveson Figueiredo.

No card preliminar, Davi Ramos e Carlos Boi foram superados por pontos em seus confrontos, que abriram o evento neste sábado na Ilha da Luta. Pelo peso-leve, Ramos foi derrotado pelo russo Arman Tsarukyan por decisão unânime (30-27, 30-27 e 29-28). Já Boi, sem lutar desde 2017, sentiu a falta de ritmo em sua estreia no UFC e foi dominado pelo moldávio Sergey Spivake, que venceu por decisão majoritária (29-27, 29-27 e 28-28). O brasileiro peso-pesado vinha de oito vitórias e amargou o primeiro revés em sua carreira.

*Com informações do site Gaúcha ZH

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS